Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL E CLÉSIO ANDRADE SÃO FAVORITOS PARA O GOVERNO DE MINAS EM 2014

O minstro Fernando Pimentel (PT) e o senador Clésio Andrade (PMDB)
A pouco mais de um ano e meio das eleições de 2014, o cenário para a sucessão ao governo de Minas aponta para a vantagem da oposição, na pesquisa estimulada, sobre a base aliada do governador Antonio Anastasia (PSDB), que ainda não definiu candidato para a disputa.

Pesquisa realizada pelo Instituto MDA, a que o Hoje em Dia teve acesso, revela que, em cinco cenários considerando-se as candidaturas do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), do senador Clésio Andrade (PMDB) e os nomes ventilados pelos tucanos, o petista lidera com mais de 30% das intenções de voto e o peemedebista atinge entre 8 e 9%.

A margem de erro de 2,1 pontos para mais ou para menos. Procurado, o Instituto MDA não informou quem contratou o estudo.

Cenários
Na hipótese de o vice-governador, Alberto Pinto Coelho (PP), ser o candidato para suceder Anastasia, Pimentel atinge 32,3% das intenções de voto, Clésio, em segundo lugar, tem 8,1%, e o vice-governador soma 5%. Dos entrevistados, 15,5% afirmam não votar em nenhum desses nomes e outros 39,1% não sabem ou não responderam.

Na segunda simulação, tendo como o nome da situação o presidente estadual do PSDB, deputado federal Marcus Pestana, Pimentel obtém 32,8% dos votos, Clésio tem 8,2% e o tucano registra 3,5%. Dezesseis por cento da amostragem não vota em nenhum deles e 39,5% não sabe ou não respondeu.

Outro cenário considerado traz o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro (PSDB), como candidato. No caso, Pimentel registra 34,1% dos votos, seguido por Clésio, com 8,5%, e por Dinis, com 2,1% das intenções de voto. Não sabem ou não responderam 39,3% dos entrevistados. Outros 15,9% dizem que anulariam o voto.

Secretários
Levando-se em conta a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, como o nome do PSDB, Pimentel sai na frente com 32,8% dos votos, seguido por Clésio, com 7,8%. Ela aparece em terceiro lugar, com 4,5% das intenções. Outros 16,5% não votariam em nenhum deles e 38,4% não sabe ou não respondeu.

Caso o PSDB se decida pelo secretário de Governo, Danilo de Castro (PSDB), Pimentel tem 34,2% dos votos, Clésio atinge 8,7% e o tucano somaria 1,8%. Não votariam em nenhum deles 16% e 39,3% não sabem ou não responderam. O prefeito Marcio Lacerda (PSB), que afirmou não querer ser candidato, não foi incluído nos cenários estudados.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 a 14 de maio, com 2.004 pessoas. Os entrevistados são de 62 municípios das dez regiões do Estado. Não há registro na Justiça Eleitoral. De acordo com o TRE-MG, a obrigatoriedade se dá a partir do dia 1º de janeiro do ano eleitoral.
por Patrícia Scofield - do Hoje em Dia
 
DISPUTA PELO GOVERNO DE MINAS EM 2014
Intenção de voto dos pré-candidatos
Fernando Pimentel e Clésio Andrade são favoritos para o Governo de Minas em 2014
Fernando Pimentel e Clésio Andrade são favoritos para o Governo de Minas em 2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...