Pular para o conteúdo principal

LEI GERAL DA COPA SEGUE PARA O PLENÁRIO

Já está sendo discutido em Plenário a Lei Geral das Copas, do governador do Estado, que traz medidas relativas às Copas das Confederações, em 2013, e do Mundo, em 2014. O texto final da matéria foi aprovado na terça-feira, 21, no primeiro turno das Comissões da Assembleia.

O Projeto de Lei foi discutido em reunião conjunta entre as Comissões de Esporte e de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia. Segundo o relator do Projeto de Lei, o Deputado Lafayette de Andrada (PSDB), o ponto mais discutido foi a liberação da venda de bebidas alcoólicas.

O relator não acatou as emendas para proibição de bebida alcoólica no Mineirão. Quando o Brasil pleiteou sediar a Copa, o então presidente Lula, assinou protocolo com a Fifa, e um dos critérios era a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Sendo assim os parlamentares estaduais não devem retirar o item da Lei, “eu e muitos parlamentares somos contra a venda de bebidas alcoólicas no estádio, mas sabemos que todo brasileiro quer a Copa aqui. E se o preço é a venda de bebidas alcoólicas, será autorizada”, afirmou o parlamentar. Em contrapartida, a lei prevê segurança reforçada no Estádio além de blitz da lei seca que continuarão por toda cidade principalmente em dias de jogos.

O documento diz, que o Estado poderá promover, durante o ano de 2014, campanhas educativas que visam à conscientização sobre a incompatibilidade do consumo de bebida alcoólica com a prática de esportes e a condução de veículos; e com o tema “Por um mundo sem armas, sem drogas, sem violência e sem racismo”, com especial atenção à questão do enfrentamento do crack e outras drogas.

Outra alteração feita pelo relator, é lista de parceiros da Fifa prestadores de serviços da entidade; e acrescenta que as autoridades competentes do Estado ficam autorizadas, no exercício do poder de polícia, a tomar medidas para garantir a proteção dos direitos de propriedade intelectual do evento, podendo, confiscar materiais relacionados à violação, como previsto na Constituição Federal.

Os mineiros e turistas contarão com transporte gratuito em linhas especiais que serão criadas. As pessoas que adquiriram ingressos e voluntários poderão utilizar os ônibus especiais para os jogos. Uma das linhas vai ser Confins-Mineirão. Outra clausula de interesse de muitos é a meia entrada, essa será concedida para os idosos e para os estudantes. Sendo que, para os estudantes a meia entrada é válida somente para o setor 4. O texto também estabelece locais exclusivos para as práticas de atividades comerciais e de publicidade pela Fifa.
com Natália Vieira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...