Pular para o conteúdo principal

15º PRÊMIO DE EXCELÊNCIA DA INDÚSTRIA MINERO-METALÚRGICA BRASILEIRA

Projeto premiado tem foco ambiental e comprova o sucesso em metodologia da companhia para a reabilitação de minas de bauxita em Poços de Caldas
O projeto desenvolvido pelos colaboradores da Alcoa “Metodologias para recuperação de minas de bauxita em campos de altitude utilizando capim nativo” foi contemplado com o 15º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira, realizado pela revista Minérios & Minerales, na categoria Meio Ambiente.

A cerimônia da premiação, que tem como objetivo divulgar as melhores tecnologias, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo o País -foi realizada em 14 de maio em Belo Horizonte e contou com a participação dos autores do projeto vencedor, Paulo Roberto Zanatta, consultor de mineração da unidade da Alcoa em Poços de Caldas, no Sul de Minas e Paula Marlieri, engenheira florestal da unidade da Alcoa também em Poços de Caldas.

O projeto premiado tem foco ambiental e comprova o sucesso da metodologia para a reabilitação de minas de bauxita em áreas originais de campos de altitude onde predomina o Capim Aristida sp, de forma a recompor a vegetação original nativa. “A identificação e o reconhecimento de que as gramíneas nativas (vegetação local) eram parte do bioma Mata Atlântica foram essenciais para implementar uma tecnologia de reabilitação de alto nível. As sementes de Aristida sp (capim nativo) foram introduzidas na área minerada, promovendo uma colonização e a cobertura vegetal natural.”, explica Marlieri.

“O reconhecimento demonstra o comprometimento da Alcoa com o meio ambiente, já que a sustentabilidade sempre permeou a estratégia da Alcoa. Um exemplo é o fato da reabilitação de áreas mineradas no País realizada pela Alcoa ter servido de referência para a legislação ambiental”, ressalta Nilson Souza, diretor de Sustentabilidade da Alcoa América Latina & Caribe.

Um segundo projeto da companhia, “Mina de bauxita da Alcoa valoriza mão de obra em Juruti, no Estado do Pará e impulsiona a participação das mulheres na mineração”, desenvolvido por colaborador da unidade de Juruti da Alcoa, foi reconhecido pela premiação na categoria Recursos Humanos e Treinamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...