Pular para o conteúdo principal

ASSINADO CONVÊNIO PARA ASFALTO DE ESTRADA

O prefeito Ataíde Vilela (PSDB) e o secretário de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais, Carlos Melles (DEM), assinaram o convênio de delegação entre o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), e os municípios de Passos e Alpinópolis, no Sul de Minas, para a elaboração dos projetos de engenharia rodoviária da estrada intermunicipal Passos-Alpinópolis.

O convênio faz parte do projeto Caminhos de Minas, criado pelo governo de Minas Gerais. De acordo com Ataíde, com a pavimentação da estrada, que em Passos começa pela Linha dos Campos, na zona rural, a ligação entre as duas cidades irá encurtar em dez quilômetros. Hoje, a alternativa por meio de estrada asfaltada é pela pela MG-050.

“E é tão importante quanto foi aquele sonho da ponte que hoje liga Passos a São João Batista do Glória”, disse o prefeito, referindo-se à ponte de integração Deputado Tristão da Cunha, sobre o Rio Grande, na BR-146, construída na sua primeira gestão e no segundo mandato do ex-governador Aécio Neves, hoje senador por Minas Gerais.

Carlos Melles agradeceu a Ataíde por ter cedido ao estado o direito de fazer o projeto da pavimentação na estrada municipal, como parte do “Caminhos de Minas”, que já melhorou as condições de tráfego em mais de mil quilômetros de estradas como a Passos-Alpinópolis. “O nosso governador (Antonio Anastasia) liberou R$ 100 milhões para esses projetos”, disse Melles.

Para Ataíde Vilela, desde os dois mandatos de Aécio Neves, o governo de Minas Gerais tem sido “um diferencial” para a região de Passos, no que diz respeito ao desenvolvimento por meio de diversas áreas, como a de transportes. “Desde o governo do Aécio, os compromissos com nossa região tem sido cumpridos. No passado, havia muitas promessas e essas promessas deixavam o povo muito descrente”, disse o prefeito.

“Quem é eleito pelo povo tem que ajoelhar e rezar muito e participar do governo do Aécio Neves e do Antonio Anastasia é um presente para mim, que tenho quase 20 anos de deputado”, disse Carlos Melles. A estrada intermunicipal entre Passos e Alpinópolis possui 31 quilômetros de extensão, 15 a menos em relação à opção pelas rodovias MG-050 e MG-446. O aviso de licitação da concorrência pública para a elaboração do projeto de engenharia foi publicado em 4 de maio pelo DER.

Também fazem parte dessa licitação outros cinco trechos de estradas entre municípios: Jacuí-Fortaleza de Minas (17 km), Guapé-São José da Barra (57 km), Conceição da Aparecida-Nova Resende (29 km), São Sebastião do Paraíso-Guardinha (12 km) e Monte Santo de Minas-Milagre-Divisa MG/SP (15,5 km).

Ao todo, são 161,5 quilômetros, com os projetos de elaboração orçados em R$ 7,8 milhões. O prazo para a execução é de aproximadamente dois anos. A solenidade foi realizada no gabinete do prefeito Ataíde Vilela, com as presenças do vice-prefeito Ademir José da Silva, secretários municipais e vereadores de Passos, do vice-prefeito de Alpinópolis, Cléber José Pereira, que assinou o termo em nome do prefeito Júlio César Bueno Silva, o deputado federal Renato Andrade (PP) e o suplente de deputado estadual José Orlando Pereira, o Tuta (PR), dentre outras autoridades locais e lideranças políticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...