Pular para o conteúdo principal

CENTRO ADMINISTRATIVO DE PASSOS

A Prefeitura de Passos, no Sul de Minas, enviou para a Câmara de Vereadores o primeiro projeto que trata da obra do centro administrativo do município, complexo que irá abrigar todos os órgãos da Prefeitura numa só área. Por meio do projeto, o Poder Executivo pede autorização do Legislativo para contratar um financiamento de R$ 5 milhões junto ao BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais).

Em reunião com vereadores, na sexta-feira passada (21), o prefeito Ataíde Vilela explicou a necessidade de modernizar a administração pública municipal, começando pela construção do complexo administrativo. “Nas várias reuniões que temos feito, tenho colocado que a gente tem que ter um canal de comunicação com os vereadores, para que possamos discutir as propostas que são de interesse da comunidade”, disse Ataíde, durante o encontro realizado em seu gabinete na Prefeitura.

Os vereadores Tia Cenira (PR), João Resende e Belinha (PP), Iran Parreira e Nardão (PMDB), Alex Bueno (PSD), Hilton Silva e o presidente da Câmara, Dentinho, ambos do PSDB, participaram da reunião, que teve a presença do técnico da Secretaria de Planejamento Ailton Faria, responsável pela explicação do processo de financiamento do BDMG.

De acordo com Faria, em maio, a Prefeitura de Passos aderiu ao programa de financiamento da instituição bancária e conseguiu aprovação. Agora, tem até o dia 1º de julho para enviar a lei municipal que autoriza a contratação dos recursos. Depois, o Município terá que cumprir outras etapas, passando primeiro pela análise do Tesouro Nacional e elaborar outro projeto para aderir ao PMAT (Programa de Modernização Administrativa), que disponibiliza verba para equipamentos de tecnologia e mobiliário para o futuro centro administrativo.

“Nós precisamos construir esse centro administrativo para agrupar numa só área todos os órgãos da administração pública municipal, facilitando ao cidadão o acesso a todos os serviços que a Prefeitura presta, hoje, mas em unidades espalhadas pela cidade e também neste prédio, que já não oferece as condições de segurança, acessibilidade e conforto, tanto para os servidores como para os usuários”, disse o prefeito.

O plano de Ataíde é construir o centro administrativo no Jardim da Cidade, no Bairro São Francisco, onde já existe a “Cidade Judiciária”, construída em sua primeira gestão, onde são abrigados vários órgãos da Justiça. No entanto, para iniciar o projeto arquitetônico, é preciso garantir a contratação do financiamento, que será empregado na construção do prédio principal do complexo de administração do Município.

“É uma necessidade da Prefeitura, hoje, visto que as instalações não oferecem segurança e acessebilidade. E a população irá ver de bom grado”, disse o presidente da Câmara, Dentinho, no fim da reunião.

O vereador Iran Parreira também comentou o projeto do prefeito, citando a Cidade Administrativa do governo de Minas Gerais, que seria uma referência para o centro administrativo de Passos. “Na Cidade Administrativa, de Belo Horizonte, o cidadão resolve tudo em um só local. E estaríamos também solucionando grande parte do problema de estacionamento da cidade”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...