Pular para o conteúdo principal

DETENTOS VÃO TRABALHAR NA CAPINA EM LAVRAS

A Prefeitura Municipal de Lavras, no Sul de Minas, em parceria com o Sistema Penitenciário de Minas Gerais, está implementando na cidade o “Programa de Inserção Social de Detentos na Capina Urbana do Município de Lavras” / Procau. O lançamento oficial foi realizado na manhã desta terça-feira, dia 25 de junho, no auditório da Prefeitura, e contou com as presenças do chefe do Executivo, Marcos Cherem (PSD); diretora geral do Presídio Estadual de Lavras, Flávia Kátia Silva; secretária Municipal de Meio Ambiente, Andréa Campmany Vieira; advogado Luiz Henrique Fernandes Santana, integrante da Comissão Estadual de Assuntos Penitenciários da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e a gerente de produção do Presídio Estadual, Juliana Graziela Martins, além do vice-prefeito Aristides Silva Filho (PSD), secretários municipais e vereadores.

O Projeto
O projeto que tem como objetivo principal promover a reinserção, ressocialização e a geração de emprego e renda para os detentos do Sistema Penitenciário de Lavras, tendo como contrapartida a disponibilização de mão de obra para os serviços de capina, varrição e jardinagem de ruas, praças e jardins no município. 
 
O programa prevê inicialmente a reinserção de dez detentos, acompanhados de supervisores, agentes fiscais e um coordenador geral, que será o responsável pelo gerenciamento do programa e coordenação dos trabalhos. Os detentos recebem o valor de 3/4 do salário mínimo, pagos pelo município, sendo que destes, 2/4 são pago diretamente ao detento; 1/4 em forma de pecúlio, que ficara retido em uma conta para quando o detento for solto, e 1/4 é o ressarcimento para o Estado sobre os gastos de sua manutenção.

Os Objetivos
A iniciativa para a implantação do programa em Lavras partiu do próprio prefeito Marcos Cherem, que não entendia porque o município não oferecia nenhum programa oficial para a reinserção dos presos com bom comportamento. “Não é uma ação isolada, trata-se de um programa que já existe em diversas cidades, uma parceria de cunho social, econômico e educacional entre o Município e o Estado. A ideia, inclusive, é ampliar o programa, beneficiar um maior número de pessoas, contribuindo para minimizar o problema da superlotação, de interdições e até soltura de presos por falta de condições. É mais uma ação que nunca foi feita em Lavras e que agora estamos realizando”, frisou o chefe do Executivo.

Para a diretora geral do presídio, Flávia Kátia, trata-se de um convênio de suma importância, uma ação oficial do Governo do Estado, publicada no Diário Oficial, e que coloca o município no mesmo patamar das grandes cidades mineiras. “Lavras era a única cidade da região com presídio estadual, que integra o Sistema Penitenciário Estadual, mas que não oferecia este programa. Eu tentei por mais de uma vez implantar serviço na cidade, mas encontrei resistência da administração passada, ficava triste de não ver o nome da minha cidade no Diário Oficial. Agora, antes que eu entrasse em contato com o prefeito, ele me procurou, era o que precisávamos para implementar o programa na cidade”, explicou Flávia.

Critérios, Capacitação e Parcerias
A diretora explicou que antes do detento ser inserido no programa, ele passa pela Comissão Técnica de Classificação, uma equipe formada por advogado, psicólogo, pedagogo, gerente de produção, coordenador de segurança, médico e dentista, entre outros, que selecionam os indivíduos aptos para o benefício, encaminhando s solicitação para análise do Juiz e do Ministério Público, que dão o parecer final.

A secretária Municipal de Meio Ambiente, Andréa Campmany Vieira, esclareceu que os detentos selecionados nesta primeira turma estão passando por qualificação profissional no Centro Público de Promoção ao Trabalho (CPPT), ministrada por uma professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), duas entidades parceiras no projeto, que conta ainda com o apoio do Expresso Nepomuceno, que doou as ferramentas de trabalho, do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), que disponibilizou o transporte para a equipe, e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que disponibilizou os uniformes de trabalho.

Andréa explicou que será feita uma avaliação dos detentos para definir onde cada um será aproveitado, de acordo com suas aptidões, seja na jardinagem, seja na varrição ou na capina. Todos os beneficiados com o programa cumprirão horário normal, das 7h às 17h, e serão cobrados de suas atribuições da mesma forma de um trabalhador comum. Em alguns casos, o detendo poderá ainda estudar no turno na noite. 
 
De acordo com uma avaliação prévia do caso. Atualmente, 45 detentos já estão trabalhando na cidade de Lavras e também estudando graças a parceiras pontuais entre o Sistema Penitenciário do Estado e empresas privadas instaladas no município.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...