Pular para o conteúdo principal

UNIFEI CONQUISTA SEGUNDA COLOCAÇÃO NA MARATONA MINEIRA DE PROGRAMAÇÃO

Equipes competindo durante a Maratona Mineira de Programação

Equipe “while (C = = 8)”, segunda colocada na competição

Equipe Bit Please, quinta colocada na Maratona
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) sediou a II Maratona Mineira de Programação, evento que trouxe para Itajubá cerca de 200 competidores das áreas de computação, sistemas de informação e matemática. Instituições de ensino superior de Belo Horizonte, Viçosa, Santa Rita do Sapucaí, Ouro Preto, Montes Claros, Uberaba, Taubaté, Uberlândia, entre outras, participaram da competição, totalizando 48 equipes. O evento, que fez parte das comemorações do centenário da Unifei, promoveu a criatividade e o trabalho em equipe por meio da resolução de problemas. 

O professor da Unifei, Roberto Affonso da Costa Júnior, um dos organizadores da Maratona, os competidores tiveram cinco horas para resolver doze exercícios, seguindo o padrão mundial, no menor tempo possível. A maratona prepara os alunos para outras edições do evento como a etapa mineira, a nacional e a mundial e auxilia em processos de seleção de emprego, pois muitos departamentos de Recursos Humanos levam em consideração a participação do estudante em maratonas. 

A equipe “In rand ( ) we trust!” da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a vencedora, a equipe “while (C = = 8)” da UNIFEI,formada pelos alunos Derik Maia, Ramon Hossein e Jorge Gabriel Siqueira, ficou na segunda colocação. A equipe Bit Please , também da Unifei, composta pelos alunos Fúlvio Abrahão, Bruno Fernandes Lopes e Igor Borges, obteve a quinta colocação. 

O encerramento contou com a presença da empresa Zertico do ex-aluno da Unifei, Celso Fernandes, que falou sobre a sua satisfação em patrocinar as equipes de Maratona de Programação da Universidade. A empresa Intermec doou quatro Blu-Ray e DVD Player Full HD, Internet, Wi-Fi, USB, Upscaling, Dolby True HD, DTS HD, BDP-S390 – Sony que deu de presente para os campeões e a UOL deu uma almofada e um switch de porta USB para o segundo colocado. 

O professor Roberto Affonso afirmou que o evento foi um sucesso e contou com a presença dos Diretores da Maratona de Programação do Brasil, professor Carlos Eduardo Ferreira (IME-USP) e do professor Rodolfo Azevedo (IC-UNICAMP). 

Estiveram também na competição as seguintes equipes da UNIFEI:
16º - Sem Nome – Iuri Silva Castro, Pedro Senna de Campos e Lucas da Silva Medeiros.
18º - Sizeof(NULL) – Alfredo José de Paula Barbosa, Augusto Quima Pereira e Luiz Felipe Dias Lourenço.
23º - Vila Oculta do Minerio – Emmanuell Nogueira Miqueletti, Matheus Venturyne Xavier Ferreira, Átilla Graciano da Silva e Tânia Dias Ribeiro.
24º - Debugs on the Table – Thiago de Carvalho Pinto, César Augusto Custódio e José Wagner de Andrade Júnior.
27º - X-Code – Lucas Samuel Vieira, Carlos Henrique dos Santos Vital, Thiago Machado da Silva e Arthur Rossi de Paiva.
29º - Master Baitor – Laércio Almeida de Siqueira Junior, Alexandre Kiyoshi Missawa e Conrado Henrique Alvez Sanches Cardoso Neves.
35º - Segment Falt CCO – Peterson William R. Fagundes, João Luiz Maciente Junior e Gabriel Huhn Costa. 

Todos os times da UNIFEI tem como coach os professores Edmilson Marmo Moreira, João Paulo Reus Rodrigues Leite,Paulo José Lage Alvarenga e Roberto Affonso da Costa Junior .

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde de 1996. O evento vem sendo realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A competição foi realizada no salão de leitura da Biblioteca Mauá (BIM) da Unifei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...