Pular para o conteúdo principal

ARTISTA PLÁSTICO E PRESOS FAZEM INTERVENÇÃO EM MUROS DE PENITENCIÁRIA

Os muros internos da Penitenciária José Edson Cavalieri, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, recebem nesta terça-feira, 2, novas pinturas do artista plástico Ricardo Barcellos e de seis presos da unidade. As intervenções artísticas são feitas em um muro de aproximadamente 60 metros de extensão por três de altura. O espaço é compartilhado pelo artista em conjunto com os presos e todos assinam seus trabalhos, a partir de temáticas pessoais de livre escolha.

A inciativa surgiu do artista Ricardo Barcellos, referência na arte contemporânea em Juiz de Fora, com painéis, esculturas e quadros em espaços públicos e privados da cidade. “Há muito tempo pensava o que poderia fazer para ajudar pessoas presas e, então, resolvi oferecer para a penitenciária uma oficina de pintura com intervenções em um espaço onde todos pudessem ver”, explica Ricardo.

A direção da unidade providenciou a limpeza dos muros internos para que recebessem as obras. Houve um primeiro momento artístico no mês passado, e deu tão certo que marcaram esta nova data, pois ainda há muito disposição e muro a ser pintado. O detento Romário da Silva, 30 anos, um dos integrantes do projeto conta entusiasmado: “foi uma oportunidade diferente de todas as outras que já tive. Pude fazer o trabalho com liberdade e ainda assinar, isso nos faz sentir valorizados”.

Ressignificar
O diretor geral da unidade, Jefferson Macedo, considera o trabalho dos presos nos muros uma oportunidade de reflexão e mudanças. “A arte proporciona liberdade e certamente um novo significado, para o que foi construído para aprisionar, poderá surgir a partir dos trabalhos dos presos e do artista plástico”, reflete Jefferson.

Ao final da primeira oficina de arte o sentenciado Luiz Paulo Sahb, 37 anos, ficou feliz em ter seu trabalho reconhecido: “agradeci a Deus em meus desenhos por tudo que tenho recebido”. O artista plástico Ricardo Barcellos revela que houve uma energia muito positiva durante os trabalhos. “Conversamos bastante e nem parecia que estávamos em uma penitenciária. Os presos sentiram-se valorizados e já identifiquei gente de talento”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...