Pular para o conteúdo principal

INSTALADO 2º CARGO NO JUIZADO ESPECIAL DE LAVRAS

O presidente Herculano Rodrigues assina termo de instalação de cargos no Juizados Especiais
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herculano Rodrigues, conduziu nesta quinta-feira, 4 de julho, audiência solene de instalação do 2º cargo de juiz de Direito do Juizado Especial da Unidade Jurisdicional da comarca de Lavras, 2º cargo de juiz de Direito do Juizado Especial da Unidade Jurisdicional da comarca de Pará de Minas e 6º cargo de juiz de Direito do Juizado Especial, integrante da 2ª Unidade Jurisdicional da Comarca de Uberlândia. Todos os cargos compõem o Sistema dos Juizados Especiais do TJMG.

Na oportunidade, o desembargador Herculano Rodrigues ressaltou que são inúmeras as necessidades do Poder Judiciário. “A todo instante, são acolhidas novas reivindicações. Diante das dificuldades para atender ás demandas, é preciso ser criativo e encontrar alternativas – buscar mais recursos, racionalizar o trabalho e obter mais resultados. O desafio é freqüente. E quando as soluções são possíveis é grande a satisfação”.

O magistrado afirmou que a instalação de cargos de juiz de Direito para o Sistema dos Juizados Especiais das comarcas de Lavras, Pará de Minas e Uberlândia é uma resposta aos anseios de mais justiça e paz social. O presidente do TJMG salientou que a iniciativa dos Juizados Especiais foram uma importante iniciativa de atendimento ao cidadão, especialmente aos mais vulneráveis socialmente e que, antes, não tinham acesso ao Judiciário. “Daí a importância de se investir nesse segmento da Justiça, de ritos simplificados, visando ao pronto atendimento à sociedade. Aliás, é fundamental que os Juizados busquem corresponder às expectativas criadas pela lei, o que exige o seu aparelhamento”.

O desembargador Herculano Rodrigues cumprimentou o presidente do Conselho de Gestão e Supervisão dos Juizados Especiais, desembargador Fernandes Filho em nome de todos os integrantes da equipe. “Os juizados especiais estão aí para comprovar que os sonhos podem se tornar realidade: foi assim que esse segmento da Justiça se tornou um instrumento efetivo de solução de conflitos, com grande procura e reconhecimento”.

Comparecerem o corregedor-geral de Justiça, desembargador Audebert Delage, o presidente do Conselho de Supervisão e Gestão dos Juizados Especiais de Minas Gerais, desembargador Fernandes Filho, os desembargadores Afrânio Vilela, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior e Raimundo Messias Júnior, o juiz diretor do Foro da comarca de Belo Horizonte, Marco Antônio Feital, os juízes auxiliares da Presidência, Renato César Jardim, Flávia Lanari, Cássio Fontenelle e Nicolau Lupianhes Neto, o juiz do Juizado Especial de Contagem, Artur Bernardes Lopes, e os servidores da Diretoria Executiva de Suporte ao Juizado Especial, Dirce Bahiense e José Antônio de Almeida.

Veja a resolução que trata da criação dos cargos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...