Pular para o conteúdo principal

MUNICÍPIOS SE UNEM PARA ACABAR COM LIXÕES

Secretário Bilac Pinto e o prefeito de Lavras, Marcos Cherem, durante assinatura do Termo
Mais cinco municípios do Sul de Minas decidiram se unir para gerir e operar a destinação final dos resíduos sólidos e acabar de vez com os lixões a céu aberto da região do entorno de Lavras. Para isso, eles assinaram, na tarde desta quarta-feira, 3, Termo de Cooperação Técnica com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), para elaborar o Consórcio Intermunicipal de Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos.

O consórcio vai abranger os municípios de Lavras, Itumirim, Itutinga, Ijaci e Ribeirão Vermelho, beneficiando uma população de 101 mil pessoas, que geram 33,8 mil toneladas de resíduos por ano.

A assinatura do documento marca o início da formatação do consórcio, que visa unir os municípios para encontrar soluções que possam resolver os problemas relacionados à destinação final do lixo na região. Além disso, o Consórcio Intermunicipal é uma alternativa mais econômica para as prefeituras, que vão poder dividir os gastos de construção e operacionalização dos empreendimentos necessários para extinguir os lixões na região.

Para o secretário Bilac Pinto, a política desenvolvida pelo Governo de Minas para incentivar a formação de consórcios é a solução mais viável e eficaz para o fim dos lixões. “Com a conscientização dos prefeitos, hoje, muitas cidades já têm um local adequado para destinar seu resíduo, o que vai proporcionar a melhoria ambiental e de saúde pública”, salientou. Ainda de acordo com ele, o Governo do Estado trabalha para que cresça entre os prefeitos a consciência de que o lixo é um problema comum das cidades de uma determinada região e, assim, eles têm que atuar em conjunto, com economia de espaços, custos e investimentos.

Para o prefeito de Lavras, Marcos Cherem, o consórcio é uma alternativa economicamente mais viável e que vai ser uma solução tanto para os municípios grandes quanto para as pequenas cidades. “Queremos de forma conjunta achar alternativas para o lixo produzido nessas cinco cidades da região. Tenho certeza que com nossa união vamos baratear os custos e encontrar uma saída mais viável”, garantiu.

Política de Resíduos Sólidos
A meta do Governo de Minas é acabar com os lixões no Estado até 2014. Segundo dados da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), a população urbana atendida pela disposição adequada de resíduos urbanos, que era de apenas 19% em 2003, chegou ao fim do ano passado a 58% no Estado. Um total de 586 municípios mineiros (68%) já coloram fim aos lixões, beneficiando mais de 12 milhões de pessoas (76%).

Em Minas, já foram formatados 19 consórcios intermunicipais para coleta e tratamento de resíduos sólidos; sete deles já estão em operação. Um dos mais eficientes é o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (Cimasas), formado, com apoio da Sedru, por seis municípios que construíram um aterro sanitário comum em Itajubá, tendo sido estendido recentemente para outras quatro cidades com a liberação de mais R$ 650 mil do Ministério das Cidades. Os novos investimentos permitirão a construção de um novo aterro de resíduos de construção e demolição, e de um ponto de entrega voluntária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...