Pular para o conteúdo principal

ASSOCIAÇÕES REGISTRAM QUEDA DO CONSUMO NO COMÉRCIO DA REGIÃO

As associações comerciais da região tem registrado queda no movimento em quatro das cinco maiores cidades do Sul de Minas. Alta da inflação, menos dinheiro no bolso ou simplesmente cautela para não gastar mais do que o necessário são alguns dos motivos que explicam a redução no consumo. Em Lavras, a queda chegou a quase 13% nas vendas de maio para junho deste ano.

O reflexo pode ser visto nas lojas, onde a maioria está vazia. Em uma loja de calçados, em Lavras, os funcionários estão parados, já que nem as promoções estão ajudando nas vendas. "A gente achou que teria uma recuperação em janeiro e fevereiro, mas de março em diante voltou a cair as vendas", explica o proprietário da loja, Eduardo Freire.

A Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo de Famílias, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o brasileiro está comprando menos. O recuo foi de 4% em julho em comparação com o mês de junho. A queda em relação ao mês de julho de 2012 é de 7,7%. Vários fatores contribuem para esta realidade, como a desvalorização do real e o impacto das últimas manifestações em todo país.

A pesquisa revela ainda que a inadimplência também influenciou na queda da intenção de consumo das famílias. Ela teve um aumento de 5,7% em comparação ao primeiro semestre do ano passado. Mas para o professor de economia da Universidade Federal de Lavras (Ufla), o principal motivo é a alta inflação. "A inflação oficial está na faixa de 6,7%, o que faz com que as pessoas percam o poder real de compra, ou seja, hoje nós compramos em torno de 7% a menos do que comprávamos até um ano atrás", afirma.
Pesquisa registra queda no movimento do comércio do Sul de Minas

No Sul de Minas, as vendas caíram em várias cidades, segundo as associações comerciais. Em Passos, a queda foi de 1,5% nas vendas no mês de junho em relação a maio. Em Poços de Caldas, a queda foi de 7% e em Pouso Alegre, de 6% no mesmo período. Já em Lavras, as vendas no mês de junho caíram mais: 12,66% se comparado a maio. Varginha foi a única cidade da região que apresentou aumento nas vendas: 3%.

Com a queda do consumo, o setor de vestuário foi um dos mais prejudicados. Cláudia Maria de Carvalho é dona de uma loja de roupa feminina em Lavras. Ela conta que, em alguns dias, nenhum cliente passa na loja. Apesar disso, para a comerciante, a próxima estação é a esperança de recuperar o prejuízo. "Eu estou bastante ansiosa pela coleção nova, porque no verão o pessoal não tem tanto medo de comprar, é uma coleção mais longa", espera.
 
Apesar das promoções, consumidores não estão gastando em 2013
Porém, segundo o professor da Ufla, a tendência é que as pessoas continuem comprando menos. "A previsão esse ano é que nós cresceríamos em torno de 5%, já se fala que nós vamos crescer menos de 2%. Isso acaba afetando a possibilidade de emprego, e principalmente nos jovens." A comerciária Mariana Nascimento confirma a previsão do professor de economia. "Tem muita conta pra pagar, as coisas estão muito caras, então eu não estou gastando muito, não estou comprando muito ultimamente", afirma.

No Brasil
Apesar da retração registrada no Sul de Minas, a previsão da Confederação Nacional do Comércio é de crescimento nas vendas este ano de 4,5% em relação ao ano passado, número menor que o registrado em 2012 em relação a 2011: de 6,5%.
do G1 Sul de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...