Pular para o conteúdo principal

ASSOCIAÇÕES REGISTRAM QUEDA DO CONSUMO NO COMÉRCIO DA REGIÃO

As associações comerciais da região tem registrado queda no movimento em quatro das cinco maiores cidades do Sul de Minas. Alta da inflação, menos dinheiro no bolso ou simplesmente cautela para não gastar mais do que o necessário são alguns dos motivos que explicam a redução no consumo. Em Lavras, a queda chegou a quase 13% nas vendas de maio para junho deste ano.

O reflexo pode ser visto nas lojas, onde a maioria está vazia. Em uma loja de calçados, em Lavras, os funcionários estão parados, já que nem as promoções estão ajudando nas vendas. "A gente achou que teria uma recuperação em janeiro e fevereiro, mas de março em diante voltou a cair as vendas", explica o proprietário da loja, Eduardo Freire.

A Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo de Famílias, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o brasileiro está comprando menos. O recuo foi de 4% em julho em comparação com o mês de junho. A queda em relação ao mês de julho de 2012 é de 7,7%. Vários fatores contribuem para esta realidade, como a desvalorização do real e o impacto das últimas manifestações em todo país.

A pesquisa revela ainda que a inadimplência também influenciou na queda da intenção de consumo das famílias. Ela teve um aumento de 5,7% em comparação ao primeiro semestre do ano passado. Mas para o professor de economia da Universidade Federal de Lavras (Ufla), o principal motivo é a alta inflação. "A inflação oficial está na faixa de 6,7%, o que faz com que as pessoas percam o poder real de compra, ou seja, hoje nós compramos em torno de 7% a menos do que comprávamos até um ano atrás", afirma.
Pesquisa registra queda no movimento do comércio do Sul de Minas

No Sul de Minas, as vendas caíram em várias cidades, segundo as associações comerciais. Em Passos, a queda foi de 1,5% nas vendas no mês de junho em relação a maio. Em Poços de Caldas, a queda foi de 7% e em Pouso Alegre, de 6% no mesmo período. Já em Lavras, as vendas no mês de junho caíram mais: 12,66% se comparado a maio. Varginha foi a única cidade da região que apresentou aumento nas vendas: 3%.

Com a queda do consumo, o setor de vestuário foi um dos mais prejudicados. Cláudia Maria de Carvalho é dona de uma loja de roupa feminina em Lavras. Ela conta que, em alguns dias, nenhum cliente passa na loja. Apesar disso, para a comerciante, a próxima estação é a esperança de recuperar o prejuízo. "Eu estou bastante ansiosa pela coleção nova, porque no verão o pessoal não tem tanto medo de comprar, é uma coleção mais longa", espera.
 
Apesar das promoções, consumidores não estão gastando em 2013
Porém, segundo o professor da Ufla, a tendência é que as pessoas continuem comprando menos. "A previsão esse ano é que nós cresceríamos em torno de 5%, já se fala que nós vamos crescer menos de 2%. Isso acaba afetando a possibilidade de emprego, e principalmente nos jovens." A comerciária Mariana Nascimento confirma a previsão do professor de economia. "Tem muita conta pra pagar, as coisas estão muito caras, então eu não estou gastando muito, não estou comprando muito ultimamente", afirma.

No Brasil
Apesar da retração registrada no Sul de Minas, a previsão da Confederação Nacional do Comércio é de crescimento nas vendas este ano de 4,5% em relação ao ano passado, número menor que o registrado em 2012 em relação a 2011: de 6,5%.
do G1 Sul de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...