Pular para o conteúdo principal

ASSOCIAÇÕES REGISTRAM QUEDA DO CONSUMO NO COMÉRCIO DA REGIÃO

As associações comerciais da região tem registrado queda no movimento em quatro das cinco maiores cidades do Sul de Minas. Alta da inflação, menos dinheiro no bolso ou simplesmente cautela para não gastar mais do que o necessário são alguns dos motivos que explicam a redução no consumo. Em Lavras, a queda chegou a quase 13% nas vendas de maio para junho deste ano.

O reflexo pode ser visto nas lojas, onde a maioria está vazia. Em uma loja de calçados, em Lavras, os funcionários estão parados, já que nem as promoções estão ajudando nas vendas. "A gente achou que teria uma recuperação em janeiro e fevereiro, mas de março em diante voltou a cair as vendas", explica o proprietário da loja, Eduardo Freire.

A Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo de Famílias, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o brasileiro está comprando menos. O recuo foi de 4% em julho em comparação com o mês de junho. A queda em relação ao mês de julho de 2012 é de 7,7%. Vários fatores contribuem para esta realidade, como a desvalorização do real e o impacto das últimas manifestações em todo país.

A pesquisa revela ainda que a inadimplência também influenciou na queda da intenção de consumo das famílias. Ela teve um aumento de 5,7% em comparação ao primeiro semestre do ano passado. Mas para o professor de economia da Universidade Federal de Lavras (Ufla), o principal motivo é a alta inflação. "A inflação oficial está na faixa de 6,7%, o que faz com que as pessoas percam o poder real de compra, ou seja, hoje nós compramos em torno de 7% a menos do que comprávamos até um ano atrás", afirma.
Pesquisa registra queda no movimento do comércio do Sul de Minas

No Sul de Minas, as vendas caíram em várias cidades, segundo as associações comerciais. Em Passos, a queda foi de 1,5% nas vendas no mês de junho em relação a maio. Em Poços de Caldas, a queda foi de 7% e em Pouso Alegre, de 6% no mesmo período. Já em Lavras, as vendas no mês de junho caíram mais: 12,66% se comparado a maio. Varginha foi a única cidade da região que apresentou aumento nas vendas: 3%.

Com a queda do consumo, o setor de vestuário foi um dos mais prejudicados. Cláudia Maria de Carvalho é dona de uma loja de roupa feminina em Lavras. Ela conta que, em alguns dias, nenhum cliente passa na loja. Apesar disso, para a comerciante, a próxima estação é a esperança de recuperar o prejuízo. "Eu estou bastante ansiosa pela coleção nova, porque no verão o pessoal não tem tanto medo de comprar, é uma coleção mais longa", espera.
 
Apesar das promoções, consumidores não estão gastando em 2013
Porém, segundo o professor da Ufla, a tendência é que as pessoas continuem comprando menos. "A previsão esse ano é que nós cresceríamos em torno de 5%, já se fala que nós vamos crescer menos de 2%. Isso acaba afetando a possibilidade de emprego, e principalmente nos jovens." A comerciária Mariana Nascimento confirma a previsão do professor de economia. "Tem muita conta pra pagar, as coisas estão muito caras, então eu não estou gastando muito, não estou comprando muito ultimamente", afirma.

No Brasil
Apesar da retração registrada no Sul de Minas, a previsão da Confederação Nacional do Comércio é de crescimento nas vendas este ano de 4,5% em relação ao ano passado, número menor que o registrado em 2012 em relação a 2011: de 6,5%.
do G1 Sul de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...