Pular para o conteúdo principal

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE EXPLORAÇÃO DAS ÁGUAS MINERAIS NO SUL DE MINAS

Para debater as dificuldades na exploração das águas minerais do Sul de Minas, assim como as propostas de mudanças na legislação federal, uma audiência pública da Assembleia Legislativa será realizada nesta quarta-feira, 14, em São Lourenço, no Sul de Minas. O evento será realizado por solicitação do deputado Ulysses Gomes (PT), que tem trabalhado em defesa das águas minerais da região, em parceria com o deputado federal Odair Cunha (PT-MG).

Ulysses contou que sua motivação, ao requerer a audiência para discutir o tema com todas as entidades envolvidas, é sua preocupação com a extinção das águas minerais, que foram incluídas no novo marco regulatório da mineração, em tramitação no Congresso Nacional. “Esse formato prevê o uso das minas até o esgotamento. O que queremos é que a exploração das águas seja regida pela legislação hídrica e que elas sejam protegidas e preservadas, por serem um bem natural e nossas reservas hídricas subterrâneas, em sua maioria, terem propriedades físico-químicas especiais e únicas no mundo, com poder terapêutico”, afirmou o deputado.

Foram convidados para a reunião o prefeito de São Lourenço, José Sacido Barcia Neto; o presidente da Câmara Municipal, vereador Waldinei Alves Ferreira; o superintendente regional do Departamento Nacional de Produção Mineral, Celso Luiz Garcia; o superintendente regional da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, Marco Antônio Fonseca; os promotores Pedro Paulo Barreiros Aina, Leandro Pannain Rezende e Bergson Cardoso Guimarães; a diretora-Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo; o presidente da Comissão das Águas da Câmara Municipal de São Lourenço, vereador Agilsander Rodrigues da Silva; a doutora em Política e Gestão Ambiental, Alessandra Bortoni Ninis; o ambientalista Reynaldo Guedes Neto; e a ex-vereadora de São Lourenço Maria Lúcia Resende Garcia.

O evento será realizado a partir das 10h, na Câmara Municipal de São Lourenço, e é aberto a todos os interessados.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...