Pular para o conteúdo principal

FOTO 13

Várias facetas e fases da vida do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) estão registradas na mostra “Drummond, Testemunho da Experiência Humana”, que será aberta na quarta-feira, 14, às 14 horas, no Centro Cultural Dnar Rocha (CCDR – Rua Mariano Procópio) em Juiz de Fora, na Zona da Mata. De caráter itinerante, a exposição é parte da programação paralela do projeto “Foto 13”, que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)/Funalfa desenvolve entre 13 de agosto e 13 de setembro.

“Drummond, Testemunho da Experiência Humana” é parte do Projeto “Memória”, mantido pela Fundação Banco do Brasil desde 1997, com o objetivo de resgatar, difundir e preservar a memória cultural brasileira por meio de homenagens a personalidades ou a fatos marcantes que contribuíram significativamente para a transformação social e a construção da cultura nacional.

O Projeto “Memória” já homenageou Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Brasil 500 Anos, Juscelino Kubitschek, Oswaldo Cruz, Josué de Castro, Paulo Freire, Nísia Floresta, João Cândido e Rondon. Na edição dedicada a Drummond, a ação conta com a parceria da Petrobras e da Associação Casa de Rui Barbosa.
A mostra é formada por 16 painéis, nos quais são apresentadas fotografias do poeta, seus familiares, locais onde viveu ou que visitou, reproduções de jornais e cenas cotidianas, entrecortadas por textos explicativos, fragmentos de poesias e textos assinados por Drummond.

Painéis
1 – Abertura
2 – Projeto Memória
3 – A Casa, o Pico, a Cidade
4 – Primeiras Leituras e Escola
5 – Belo Horizonte
6 – O Modernismo
7 – Alguma Poesia
8 – O Homem Público
9 – Poesia e Política
10 – Poesia e Militância
11 – Literatura e Patrimônio ou “A Poesia das Ruínas”
12 – A Máquina do Mundo (Claro Enigma, 1951)
13 – A Crônica e a Poesia da Memória
15 – Poesia Erótica
16 – Cronologia

Mostras paralelas
Na programação paralela do “Foto 13”, além da exposição “Drummond, Testemunho da Experiência Humana”, no CDDR, o público poderá conferir as mostras “Amores”, no Saguão de Exposições da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, e “Postal de Domingo”, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), de terça a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 21 horas. “Amores” tem curadoria de Daniel Rodrigues e do Setor de Audiovisual da Funalfa, enquanto “Postal de Domingo” é uma realização do coletivo “O Escambal”, do Rio de Janeiro.

O “Foto 13” será aberto nesta terça-feira, 13, às 19 horas, no CCBM, na Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro. A programação oficial oferece 13 mostras fotográficas, que ficarão em cartaz nas diversas salas e galerias do centro cultural até 13 de setembro, com visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 9 às 21h, e aos sábados e domingos, das 10 às 21 horas.

A programação completa do “Foto 13” pode ser conferida no site www.pjf.mg.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...