Pular para o conteúdo principal

FUNDAÇÃO DO INSTITUTO PRESBITERIANO GAMMON E DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Numa sessão bastante concorrida o Rotary Club de Lavras, no Sul de Minas, homenageou na última reunião os 144 anos do Instituto Presbiteriano Gammon (IPG) e os 105 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), quando foram relembrados momentos marcantes da estreita relação existente entre diretores, docentes e discentes do IPG e da UFLA com o clube rotário desde sua fundação.

Inicialmente usou da palavra para saudar o IPG o rotariano Acir Pimenta, que recitou um belíssimo poema do inesquecível Bi Moreira, um ex-funcionário daquele educandário e também sócio-fundador do Rotary Club de Lavras, ao final, Acir Pimenta, ex-aluno do IPG contou-nos um episódio relatado por seu pai, narrando a história vivida pelo então missionário presbiteriano Samuel Rhea Gammon e o Padre Victor na cidade de Três Pontas que, hostilizado pelos cidadãos católicos da época, receberam uma lição de dignidade e humanidade daquele sacerdote, que o convidou a participar de uma missa em sua Igreja e lá, durante a homilia mostrou a todos que ali estava um cristão – Samuel Gammon – merecedor de todo o respeito e admiração dos trespontanos. 
 
Simultaneamente à sua fala, imagens históricas do IPG foram projetadas aos presentes. Também, reverenciando a Universidade Federal de Lavras, subiu à tribuna o rotariano João Márcio de Carvalho Rios, ex-diretor da então Escola Superior de Agricultura de Lavras, que também traçou acontecimentos de suma importância vividos naquela entidade, não deixando também de pontuar um “cem número” de diretores, docentes e discentes oriundos da escola e que ajudaram a construir a história do Rotary Club de Lavras. Ao final, um clipe institucional da UFLA, cedido por seu corpo diretivo, foi exibido aos presentes.

Pelas entidades distinguidas usaram da palavra o diretor-geral do Instituto Presbiteriano Gammon, professor Alysson Massote Carvalho e o assessor de comunicação social da UFLA, professor Élberis Pereira Botrel, ambos os representantes fizeram questão de deixar demonstrada toda a gratidão pela singela homenagem prestada pelo clube a estas duas agremiações, motivos de muito orgulho por parte do lavrense.

Em suas palavras finais o presidente Valdir Curi destacou ainda mais a estreita relação Rotary-Gammon-UFLA, enaltecendo o caráter de verdadeira parceria sempre havido entre as três organizações.

Apenas para que o leitor tenha uma idéia, dos ex-diretores do Instituto Presbiteriano Gammon, cinco deles foram também presidentes do Rotary Club de Lavras: Rev. Frank Fisher Baker, Lawrence Gibson Calhoun, Eduard King Carr, Almir Paula Lima, Rev. Langston Randolph Harrison. Além disso, à época da fundação do RCLavras (1954), dos docentes e funcionários do então Instituto Gammon e da Escola Superior de Agricultura de Lavras (à época mantida pelo primeiro), nada menos que sete deles foram sócios-fundadores do RCLavras: Sílvio do Amaral (Bi) Moreira, Sinval Silva, Walter Saur, Tancredo Paranaguá, Jaziel Rezende, Alcebíades Guarita Cartaxo e Oswaldo Louzada Serra. 
 
Junte-se a toda esta ‘estreita relação’ Waldir Azevedo, ex-presidente do clube e ex-docente do IPG, some-se ainda os nomes de Alysson Paolinelli, Luiz Augusto de Paula Lima, Silas Costa Pereira e João Márcio de Carvalho Rios, todos ex-diretores da então ESAL e durante um certo período, ou, até mesmo nos dias atuais, associados ao Rotary Club de Lavras, caso do rotariano João Márcio. Ainda nos dias atuais podemos citar o próprio presidente Valdir Curi e Vanda Amâncio Bezerra Mendes, ligados ao IPG, e, Renato Paiva e Sebastião de Assis Vilela à UFLA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...