Pular para o conteúdo principal

PLATAFORMAS SIMAS SÃO FUNDEADAS NO SUL DE MINAS

]
As Plataformas de Coleta de Dados do Projeto Furnas já estão fundeadas. O conjunto de plataformas é composto por uma plataforma principal Sistema Integrado de Monitoramento Ambiental (SIMA), e por cinco sondas menores (secundárias). O processo de fundeio foi realizado de 11 a 26 de julho no Sul de Minas, no município de Guapé. A Plataforma Principal já está transmitindo dados meteorológicos e limnológicos via satélite.

Os equipamentos fazem parte do Projeto Furnas – “Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento para Gestão Ambiental da Aquicultura no Reservatório de Furnas (MG): suporte para a consolidação de indicadores para o plano de monitoramento e gestão ambiental da aquicultura”, financiado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e coordenado pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

As Plataformas Secundárias registram, a cada 10 minutos, parâmetros da qualidade da água como pH, oxigênio dissolvido, temperatura da água em 15 profundidades, condutividade elétrica e turbidez. O SIMA, além destes parâmetros, mede a radiação solar, a pressão atmosférica, a umidade relativa do ar e a direção e magnitude do vento. Estes dados ficam disponíveis para os pesquisadores em um banco de dados e serão utilizados para auxiliar no manejo da criação de peixes (tilápias), em tanques-rede de cerca de 10 produtores locais e, principalmente, para estudos visando à diminuição de possíveis impactos ambientais da produção aquícola. Além disso, contribuirá para a realização de Boas Práticas de Manejo (BPM) e para a gestão produtiva e ambiental de parques aquícolas.

“O mundo tem fome e o pescado é fundamental para a segurança alimentar. Com o uso de 0,5% dos nossos reservatórios podemos produzir até 20 milhões de toneladas de pescado por ano e a água de qualidade é fundamental. Com esse sistema, vamos acompanhar, em tempo real, o comportamento da água utilizada para a produção do pescado, contribuindo para a preservação da qualidade deste importante recurso”, destacou o ministro da pesca, Marcelo Crivella.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e coordenadora do projeto, Fernanda Garcia Sampaio, no período de 11 a 26 de julho de 2013 foram realizadas Campanhas de Campo para fundeio da Plataforma Principal e das cinco Plataformas Secundárias. “As plataformas foram fundeadas em locais pre-definidos após extensa pesquisa de diagnóstico da piscicultura em tanque-rede no reservatório de Furnas”.

Segundo ela, “os registros são feitos a cada 10 minutos e transmitidos de hora em hora. Os equipamentos permanecerão de 15 a 20 dias em processo de comissionamento (testes e adequações). Após este período os dados representarão as variáveis limnológicas e meteorológicas dos locais”, explica.

De acordo ainda com Fernanda, as sondas mostrarão não apenas a influência da aquicultura no meio ambiente como também a de outras atividades produtivas na região, como da agricultura. “As sondas também podem se transformar em uma ferramenta de gestão para os aquicultores”, salienta ela.

Para o chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, Celso Manzatto, “o trabalho em Furnas é um passo importante para a criação de uma Rede Nacional de Monitoramento de Parques Aquícolas”, disse. No futuro, o sistema poderá ser adotado em todos os parques aquícolas existentes ou a serem implantados no Brasil.

O processo de fundeio das sondas teve o apoio do Departamento de Meio Ambiente e Agronegócio, da Prefeitura Municipal de Guapé. Ao longo do período foram mobilizadas equipes do INPE, Neuron Eletrônica e da Embrapa Meio Ambiente. Após visita a campo para medição das profundidades e demarcação das coordenadas dos locais de fundeio, o material foi transportado de São José dos Campos, no interior de São Paulo a Guapé, no Sul de Minas. Ao longo de uma semana as plataformas foram montadas em terra para posterior transporte até o local de fundeio.

O próximo passo, de acordo com a pesquisadora Fernanda Sampaio, “é treinar agentes locais (produtores, agentes locais e funcionários da Prefeitura de Guapé) para que eles auxiliem na calibração e manutenção dos equipamentos”. Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 200 grandes reservatórios que podem ser utilizados para a produção de pescado tanques-rede.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...