Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE DIVINÓPOLIS IMPLANTA RELÓGIO DE PONTO DIGITAL

Com o intuito de organizar e dar transparência à jornada de trabalho dos servidores públicos municipais, a Prefeitura de Divinópolis, no Centro-Oeste, está no processo de instalação de pontos biométricos. A nova forma de registro deve ser usada por todos os 4.955 mil funcionários públicos.

O ponto biométrico passa a ser o comprovante de presença de cada funcionário. É um sistema moderno, atualizado e de segurança, que busca garantir maior controle da Administração sobre a vida funcional do servidor, dando mais transparência e buscando mais produtividade.

Os funcionários da Prefeitura tiveram suas digitais colhidas, recentemente, através de meio eletrônico, para o recadastramento necessário para a utilização do ponto biométrico.

A Portaria 2.686/11, publicada no Diário Oficial da União, determinou a adoção do novo sistema. São obrigadas a instalar o registrador eletrônico de ponto todas as empresas que já utilizam o sistema e possuem mais de dez empregados, como prevê a portaria, referendada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pela Casa Civil da Presidência da República.

De acordo com a secretária municipal de Administração, Orçamento e informação, Rosemary Lasmar, o Ministério Público solicitou ao município que implantasse na gestão municipal a mesma metodologia que é solicitada das empresas privadas para controle do horário. “A Prefeitura é uma grande empresa. Então, optamos pelo ponto biométrico, já instalado em vários locais, como: Usina de Projetos, Pronto-Socorro, Policlínica, sede da Secretaria Municipal de Educação e no prédio da Prefeitura, incluindo dois pontos instalados no saguão da Prefeitura. Com isso, todos os servidores que trabalham no prédio vão ter efetivamente o controle de ponto”, ressalta Rosemary.

Rosemary Lasmar informa que dez pontos eletrônicos já foram instalados nesta primeira fase. “Até o final do ano, mais 16 estarão sendo implantados. Com isso, mais de 50% dos servidores públicos terão sua freqüência registrada pelo ponto biométrico”, disse. “Os demais locais receberão o ponto eletrônico até o próximo ano. Serão instalados os equipamento em todos os postos de saúde, escolas públicas e prédios públicos onde os servidores trabalham, até comprovação de cumprimento integral da jornada de trabalho dos servidores. Isso é uma garantia tanto para o empregador quanto para o empregado, que terão um comprovante deste cumprimento”, completou.

Segurança do equipamento
Cerca de R$50.000 já foram investidos na implantação do novo sistema. O equipamento está programado para emitir um comprovante a cada vez que o empregado bater o ponto. O relógio não pode ser bloqueado nem permite que os dados sejam editados, garantindo mais transparência da administração municipal.

Segundo a secretária municipal de Administração, Orçamento e Informação, dois pontos biométricos foram danificados. “A grande maioria dos servidores entende a importância e as vantagens do ponto eletrônico. A Prefeitura irá apurar, pelos meios legais, aqueles casos em que os pontos foram danificados. Uma vez identificados os infratores, as medidas cabíveis serão tomadas”, explicou Rosemary Lasmar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...