Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL DE JUSTIÇA TEM NOVO OUVIDOR


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herculano Rodrigues, empossou hoje, 19 de agosto, no cargo de ouvidor, o desembargador Doorgal Andrada, que integra a 4ª Câmara Criminal. O magistrado foi escolhido para ocupar o cargo na sessão do Órgão Especial de 24 de julho deste ano. Ele vai exercer as funções por um ano e sucede a desembargadora Mariângela Meyer.

Durante a reunião de posse, o presidente Herculano Rodrigues agradeceu à desembargadora pelo trabalho de implantação da Ouvidoria. “Todo início de caminhada tem suas particularidades. Expresso o meu reconhecimento pelo trabalho de implantação”, disse. O presidente também desejou sucesso ao novo ouvidor, pessoa com reconhecida atuação junto à magistratura.

Mariângela Meyer relatou sua satisfação em estar à frente da Ouvidoria em seu primeiro ano de funcionamento, lembrando o fundamental apoio que recebeu da Presidência do TJMG e da equipe de trabalho. “Espero ter correspondido às expectativas. Tenho certeza de que o novo ouvidor dará continuidade ao trabalho com muito talento, engrandecendo ainda mais a Ouvidoria”, afirmou.

Diálogo
Em sua fala, o desembargador Doorgal Andrada disse se sentir honrado em ocupar o cargo, sobretudo sucedendo a desembargadora Mariângela Meyer: “Ela carregou as pedras necessárias para a construção do alicerce da Ouvidoria. Espero agora, com o apoio de todos, dar a minha contribuição para a continuidade e até a ampliação do trabalho”. O novo ouvidor lembrou que a Ouvidoria atende a um anseio da sociedade, desejosa, cada vez mais, de ter um canal para o diálogo com os órgãos públicos.

Na reunião de posse, estiveram presentes, além do presidente Herculano Rodrigues e dos desembargadores Doorgal Andrada e Mariângela Meyer, o 1º vice-presidente do TJMG e superintendente Judiciário, desembargador Almeida Melo, o 2º vice-presidente e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador José Antonino Baía Borges, o 3º vice-presidente e superintendente da Gestão da Inovação do TJMG (Agin), desembargador Manuel Saramago, e o corregedor-geral de Justiça, desembargador Audebert Delage.

Também assistiram à posse o desembargador Nelson Missias de Morais, o juiz Maurício Torres Soares, que representou o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Herbert Carneiro, e os juízes auxiliares da Presidência, Nicolau Lupianhes, Renato César Jardim e Flávia de Vasconcellos Lanari.

Ações
A Ouvidoria do TJMG foi criada em março de 2012, pela Resolução nº 685/2012. Ela é responsável pelo diálogo com os públicos interno e externo e tem caráter informativo, educativo e de orientação social. Sua função é receber sugestões, críticas e dúvidas, bem como divulgar informações e ações desenvolvidas pelo Tribunal.

A criação da Ouvidoria integra o planejamento estratégico do TJMG e atende à Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a transparência na divulgação das atividades do Poder Judiciário. A mesma Resolução determina a existência de um serviço de atendimento aos usuários da Justiça.

A Ouvidoria do TJMG funciona na avenida Álvares Cabral, 200, 4º andar, no Centro, em Belo Horizonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...