Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL DE JUSTIÇA TEM NOVO OUVIDOR


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herculano Rodrigues, empossou hoje, 19 de agosto, no cargo de ouvidor, o desembargador Doorgal Andrada, que integra a 4ª Câmara Criminal. O magistrado foi escolhido para ocupar o cargo na sessão do Órgão Especial de 24 de julho deste ano. Ele vai exercer as funções por um ano e sucede a desembargadora Mariângela Meyer.

Durante a reunião de posse, o presidente Herculano Rodrigues agradeceu à desembargadora pelo trabalho de implantação da Ouvidoria. “Todo início de caminhada tem suas particularidades. Expresso o meu reconhecimento pelo trabalho de implantação”, disse. O presidente também desejou sucesso ao novo ouvidor, pessoa com reconhecida atuação junto à magistratura.

Mariângela Meyer relatou sua satisfação em estar à frente da Ouvidoria em seu primeiro ano de funcionamento, lembrando o fundamental apoio que recebeu da Presidência do TJMG e da equipe de trabalho. “Espero ter correspondido às expectativas. Tenho certeza de que o novo ouvidor dará continuidade ao trabalho com muito talento, engrandecendo ainda mais a Ouvidoria”, afirmou.

Diálogo
Em sua fala, o desembargador Doorgal Andrada disse se sentir honrado em ocupar o cargo, sobretudo sucedendo a desembargadora Mariângela Meyer: “Ela carregou as pedras necessárias para a construção do alicerce da Ouvidoria. Espero agora, com o apoio de todos, dar a minha contribuição para a continuidade e até a ampliação do trabalho”. O novo ouvidor lembrou que a Ouvidoria atende a um anseio da sociedade, desejosa, cada vez mais, de ter um canal para o diálogo com os órgãos públicos.

Na reunião de posse, estiveram presentes, além do presidente Herculano Rodrigues e dos desembargadores Doorgal Andrada e Mariângela Meyer, o 1º vice-presidente do TJMG e superintendente Judiciário, desembargador Almeida Melo, o 2º vice-presidente e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador José Antonino Baía Borges, o 3º vice-presidente e superintendente da Gestão da Inovação do TJMG (Agin), desembargador Manuel Saramago, e o corregedor-geral de Justiça, desembargador Audebert Delage.

Também assistiram à posse o desembargador Nelson Missias de Morais, o juiz Maurício Torres Soares, que representou o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Herbert Carneiro, e os juízes auxiliares da Presidência, Nicolau Lupianhes, Renato César Jardim e Flávia de Vasconcellos Lanari.

Ações
A Ouvidoria do TJMG foi criada em março de 2012, pela Resolução nº 685/2012. Ela é responsável pelo diálogo com os públicos interno e externo e tem caráter informativo, educativo e de orientação social. Sua função é receber sugestões, críticas e dúvidas, bem como divulgar informações e ações desenvolvidas pelo Tribunal.

A criação da Ouvidoria integra o planejamento estratégico do TJMG e atende à Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a transparência na divulgação das atividades do Poder Judiciário. A mesma Resolução determina a existência de um serviço de atendimento aos usuários da Justiça.

A Ouvidoria do TJMG funciona na avenida Álvares Cabral, 200, 4º andar, no Centro, em Belo Horizonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...