Pular para o conteúdo principal

UFJF SUSPENDE AUTORIZAÇÃO DE FESTAS DE GRANDE PORTE

Na próxima quinta-feira, dia 8, será realizada uma reunião para discutir a operacionalização
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) não irá autorizar novos eventos de grande porte no campus até que o Conselho Superior (Consu) reavalie as atuais exigências para a realização deste tipo de festa na instituição. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, pela Secretaria de Comunicação (Secom) – órgão responsável pela autorização de festas no campus -, depois do incidente ocorrido na madrugada do último sábado, dia 3, quando dois jovens foram baleados próximo ao pórtico norte da instituição.

A UFJF lamenta o episódio e informa que está apurando se o ocorrido teve ligação com alguma falha na realização do evento. A princípio, todos os pontos do plano de execução solicitados pela nova portaria foram cumpridos pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), organizador da calourada, como contratação de seguranças e cercamento da área do evento. Além de contratar seguranças, a Polícia Militar foi comunicada para que fizesse policiamento do entorno.

A Calourada 2013 foi o primeiro evento de grande porte realizado após a entrada em vigor da Resolução 13/2013, aprovada pelo Conselho Superior (Consu), no dia 8 de julho, criando uma série de normas para o uso do campus para práticas recreativas, culturais e festivas.

Na próxima quinta-feira, dia 8, será realizada uma reunião às 14h com representantes da chefia de gabinete, Pró-reitoria de Planejamento, Pró-reitoria de Infraestrutura e Secretaria de Segurança, para discutir a operacionalização da Resolução 13/2013. A Secom encaminhará solicitação para que uma nova reunião do Consu volte a discutir a questão. A data, no entanto, ainda não foi definida.

Resolução
Conforme a Resolução, os meios para obter autorização para a execução de festas atualmente variam conforme o tipo de ambiente no campus: unidades acadêmicas, espaços comuns (praça cívica e anel viário) e outros cinco locais liberados (RU Centro e quatro estacionamentos).

Para realizar festa universitária, na Praça Cívica, sem a necessidade de vínculo aos eventos técnicos ou solenidades, a comissão organizadora da atividade deve apresentar à Secretaria de Comunicação da UFJF, proposta, contendo plano de execução com, no mínimo, 15 dias de antecedência.

No plano, os organizadores deverão informar, entre outras exigências, esquemas de infraestrutura, segurança e serviços médicos previstos para o evento. Caso a estimativa de público seja superior a 500 pessoas, os critérios aumentam. É obrigatória a contratação de seguranças, a oferta de banheiros químicos e a obtenção de alvarás em órgãos públicos, como o Corpo de Bombeiros, entre outros pontos. A autorização do evento ficará a cargo da Secretaria de Comunicação com o respaldo da Pró-reitoria de Infraestrutura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...