Pular para o conteúdo principal

UFJF SUSPENDE AUTORIZAÇÃO DE FESTAS DE GRANDE PORTE

Na próxima quinta-feira, dia 8, será realizada uma reunião para discutir a operacionalização
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) não irá autorizar novos eventos de grande porte no campus até que o Conselho Superior (Consu) reavalie as atuais exigências para a realização deste tipo de festa na instituição. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, pela Secretaria de Comunicação (Secom) – órgão responsável pela autorização de festas no campus -, depois do incidente ocorrido na madrugada do último sábado, dia 3, quando dois jovens foram baleados próximo ao pórtico norte da instituição.

A UFJF lamenta o episódio e informa que está apurando se o ocorrido teve ligação com alguma falha na realização do evento. A princípio, todos os pontos do plano de execução solicitados pela nova portaria foram cumpridos pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), organizador da calourada, como contratação de seguranças e cercamento da área do evento. Além de contratar seguranças, a Polícia Militar foi comunicada para que fizesse policiamento do entorno.

A Calourada 2013 foi o primeiro evento de grande porte realizado após a entrada em vigor da Resolução 13/2013, aprovada pelo Conselho Superior (Consu), no dia 8 de julho, criando uma série de normas para o uso do campus para práticas recreativas, culturais e festivas.

Na próxima quinta-feira, dia 8, será realizada uma reunião às 14h com representantes da chefia de gabinete, Pró-reitoria de Planejamento, Pró-reitoria de Infraestrutura e Secretaria de Segurança, para discutir a operacionalização da Resolução 13/2013. A Secom encaminhará solicitação para que uma nova reunião do Consu volte a discutir a questão. A data, no entanto, ainda não foi definida.

Resolução
Conforme a Resolução, os meios para obter autorização para a execução de festas atualmente variam conforme o tipo de ambiente no campus: unidades acadêmicas, espaços comuns (praça cívica e anel viário) e outros cinco locais liberados (RU Centro e quatro estacionamentos).

Para realizar festa universitária, na Praça Cívica, sem a necessidade de vínculo aos eventos técnicos ou solenidades, a comissão organizadora da atividade deve apresentar à Secretaria de Comunicação da UFJF, proposta, contendo plano de execução com, no mínimo, 15 dias de antecedência.

No plano, os organizadores deverão informar, entre outras exigências, esquemas de infraestrutura, segurança e serviços médicos previstos para o evento. Caso a estimativa de público seja superior a 500 pessoas, os critérios aumentam. É obrigatória a contratação de seguranças, a oferta de banheiros químicos e a obtenção de alvarás em órgãos públicos, como o Corpo de Bombeiros, entre outros pontos. A autorização do evento ficará a cargo da Secretaria de Comunicação com o respaldo da Pró-reitoria de Infraestrutura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...