Pular para o conteúdo principal

NOVA SEDE VAI CONCENTRAR SERVIÇOS DE SAÚDE

Retirada de guias para consulta, medicamentos, encaminhamentos para procedimentos de média e alta complexidade e, ainda, toda a estrutura administrativa, almoxarifado e farmácia centrais da Secretaria de Saúde estarão concentrados, a partir de outubro, em único endereço. O número 273 da Rua Comendador José Garcia, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. O anúncio foi feito pelo prefeito Agnaldo Perugini (PT) em café com a imprensa, na sala de reuniões seu gabinete.

Um prédio moderno de cinco pavimentos, com 3,5 mil metros quadrados, inteiramente adaptado, equipado com dois elevadores. É a cereja do bolo e a marca simbólica de um conjunto de medidas cujo objetivo central é tornar mais eficaz o atendimento, acolhimento e serviços prestados pela Saúde no município. “Teremos mais conforto para a população e para os servidores. O atendimento fica facilitado. Os moradores vão poder acessar todos os serviços no mesmo lugar”, aponta o prefeito.

A mudança vai gerar economia aos cofres municipais. As despesas da Secretaria de Saúde vão ficar menores com transporte e aluguel de imóveis. “Sem dúvida, teremos uma melhora substancial na gestão com a integração entre os diversos serviços em um mesmo local. E o mais importante, vai facilitar a vida de quem utiliza os serviços da secretaria”, comemora o secretário de Saúde Luis Augusto Faria.

Mudanças
Na última semana, a Secretaria de Saúde traçou as metas finais para 2013. Fruto de medidas adotadas ao longo do ano, elas devem impactar diretamente no dia-a-dia dos moradores que utilizam o serviço público de saúde. Até dezembro, o trabalho irá ampliar a cobertura e a capacidade de atuação da Estratégia de Saúde da Família (ESF), dar maior agilidade para a marcação e emissão de exames, realização de consultas e dar prosseguimento à descentralização da distribuição de medicamentos, além de modernizar e ampliar o atendimento de urgência e emergência.

Para a atenção básica à saúde, serviço desempenhado principalmente pelos ESFs, a Prefeitura já estabeleceu a meta de levar o serviço para mais de 90% da população até 2016. Para 2013, o serviço que conta hoje com 21 equipes vai receber mais duas. Outras 12 se somam ao programa, à média de quatro por ano, nos próximos três anos.

“Além de ampliarmos as equipes de ESF, queremos aumentar sua capacidade de resolver os problemas de saúde da população. Queremos que todas as unidades ofereçam, por exemplo, tratamento odontológico”, ressalta o prefeito Agnaldo Perugini. Atendendo à meta de aumentar a capacidade de atuação das ESFs, as unidades de saúde serão equipadas com aparelhos de diagnóstico por imagem. Será possível, por exemplo, verificar casos de fraturas com exames de Raio-X, o que hoje só é possível ser feito nos Pronto Atendimentos ou nos hospitais. “Queremos que os pouso-alegrenses percebam a saúde atuando na porta de suas casas”, projeta o prefeito Agnaldo Perugini.

Farmácias regionais
A filosofia da prefeitura de aproximar os serviços de saúde das comunidades é replicada também na distribuição de medicamentos. A política de descentralização de remédio gratuitos já levou farmácias comunitárias a três regiões da cidade, para os bairros São João, Faisqueira e Foch. O resultado disso foi um aumento de até 30% no montante de medicamentos distribuídos para a população, batendo a marca de 17,2 mil atendimentos por mês. Pelo planejamento da Secretaria de Saúde, esses números devem ficar ainda mais polpudos. Uma nova farmácia comunitária começa a funcionar até o final do ano na região do bairro São Cristovão. A próxima região a receber o serviço será o bairro Cidade Jardim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...