Pular para o conteúdo principal

POUSO ALEGRE LIDERA DE COMITIVA DE CIDADES QUE VÃO A CHINA CAPTAR NOVOS INVESTIMENTOS

O prefeito Agnaldo Perugini (PT), em parceria com o governo chinês, começa a organizar uma série de comitivas para missões diplomáticas e comerciais em Xuzhou, cidade sede da empresa Xuzhou Construction Machinery Group, a XCMG. A primeira delas já está formada. Liderados por Perugini, prefeitos e empresários de 19 municípios dos estados de Minas Gerais e São Paulo embarcam para o país asiático na próxima terça-feira, 24. Ao lado de Pouso Alegre, no Sul de Minas, eles tentam captar novos investimentos projetados pelos chineses no país. A estadia do grupo será custeada pela XCMG.

“Fomos convidados para ser os embaixadores dessas comitivas que vão à China. É uma honra e uma alegria receber esse convite do governo de Xuzhou”, considera o prefeito Agnaldo Perugini. Ainda este ano, ele organiza com o governo chinês uma segunda comitiva. Outras duas partirão em 2014. Perugini explica que o protagonismo diplomático da cidade na organização dessas missões vai ajudar a fortalecer as relações comerciais e culturais com a cidade chinesa. Pouso Alegre e Xuzhou já têm formalizado um acordo diplomático que as tornam Cidades-irmãs, entrelaçamento que permite intercâmbio cultural, tecnológico e econômico.

Empresas satélites
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Ação Regional, Rapahel Prado, avalia que a viagem é mais uma oportunidade para Pouso Alegre se posicionar como destino de novos investimentos. “Estabelecemos uma relação muito próxima com os chineses. Tornamos-nos uma vitrine do Brasil na China. Por isso, estamos na linha de frente dos possíveis destinos de novos investimentos do país asiático”, projeta.

Sede do maior investimento único da China no Brasil, com a instalação da XCMG, Pouso Alegre aguarda a vinda de empresas fornecedoras da gigante asiática. A cadeia produtiva em torno da XCMG será robusta. Mais de 20 empresas satélites estudam se instalar em Pouso Alegre e região para fornecer peças e assessórios para a fabricante de máquinas para construção civil.

Hoje, sexta-feira, 20, Perugini reúne a comitiva em seu gabinete para definir a pauta que orientará a missão. A agenda de viagem prevê a participação do grupo em um fórum de desenvolvimento econômico. Nele, prefeitos e empresário poderão firmar parcerias com pelo menos 11 cidades situadas no entorno de Xuzhou. Nelas estão sediadas algumas das empresas fornecedoras da XCMG. “É uma excelente oportunidade para nossa região e para o país. Pouso Alegre assume seu papel de protagonista e ajuda a trazer desenvolvimento para toda a região”, afirma.

A comitiva que visitará a China na próxima semana é composta pelas seguintes cidades: Pouso Alegre, Baependi (MG), Brasópolis (MG), Camanducaia (MG), Cambuí (MG), Campanha (MG), Conceição dos Ouros (MG), Cristina (MG), Delfim Moreira (MG), Estiva (MG), Gavião Peixoto (SP), Inconfidentes (MG), Luminárias (MG), Monte Sião (MG), Paraisópolis (MG), Pedralva (MG), Piranguinho (MG), Senador José Bento (MG), Santo Antônio da Posse (SP) e Vinhedo (SP).
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...