Pular para o conteúdo principal

CERCA DE 200 TONELADAS DE LIXO SÃO DEPOSITADOS IRREGULARMENTE EM PASSOS A CADA 15 DIAS

Um problema sério que vem afetando a população de Passos, no Sul de Minas, é o despejo de lixo e entulho em vias públicas e áreas de lotes baldios da cidade por parte de moradores, principalmente nas saídas para a zona rural do município. Quem comete esses tipos de irregularidades poderá ser punido de acordo com a legislação ambiental. Por meio da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos (SOHSU), a Prefeitura firmou um convênio com a Polícia Militar de Meio Ambiente para fiscalizar e coibir os infratores.

O despejo de lixo e entulho é uma infração à legislação ambiental prevista pelas leis federais 9.605 (de Crimes Ambientais), 6.938 (Política Nacional do Meio Ambiente) e 12.305 (Política Nacional de Gerenciamento e Gestão de Resíduos Sólidos), além do Código de Posturas do Município de Passos, que proíbe o descarte de dejetos e rejeitos nas ruas, avenidas, passeios e terrenos baldios.

“Hoje, por exemplo, são despejados irregularmente na cidade de Passos de 150 a 200 toneladas de lixo e entulho a cada 15 dias, em média. Isso traz obviamente uma despesa mensal, mas não podemos esquecer que é uma das prioridades desta administração tornar Passos uma cidade mais limpa. Até mesmo porque é uma questão de saúde”, disse o prefeito Ataíde Vilela, ao falar das ações que está tomando para acabar com o problema.

Segundo Ataíde, a Prefeitura irá cobrar um maior empenho das empresas que prestam o serviço na área de limpeza do município e pedir colaboração da população para que as pessoas denunciem à Secretaria de Obras ou à Polícia Ambiental os infratores das leis ambientais. Anotar a placa do veículo que despeja lixo ou entulho em local impróprio é uma forma de contribuir com a limpeza da cidade, conforme disse o prefeito. “É isso que queremos: que as pessoas gostem daqui e venham para cá e comentem bem sobre a cidade. Queremos que as pessoas vivam bem aqui.”

Para o titular da SOHSU, Hélvio Maia, a população deve entender que se trata de um problema sério que afeta todos os moradores. “É preciso conscientizar essas pessoas que estão fazendo esses descartes antiecológicos na nossa cidade de que elas estão cometendo um ato infracional gravíssimo”, disse o secretário.

A situação é tão grave que, de acordo com a diretora do Departamento de Limpeza Urbana, Andyara Miranda, nem as placas colocadas nos lugares proibidos estão sendo respeitadas. Segundo o supervisor Gleison Santos Martins, um levantamento feito para identificar os locais em que o problema é mais comum mostra que são 15 as áreas que sofrem com a degradação ambiental provocada por maus cidadãos que não respeitam o meio ambiente e nem o bem-estar dos demais munícipes.

As áreas mais afetadas estão na saída das linhas rurais das Águas; Bananal e Rio Grande, antiga Rua do Valinho (Rua Imaculada Conceição) e, na cidade, a Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, próximo ao Colégio Polivalente.

Os telefones para denunciar os abusos são: 3522-7653 (Departamento de Limpeza Urbana) e 3521-2414 (Polícia Ambiental). A denúncia pode ser anônima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...