Pular para o conteúdo principal

CERCA DE 200 TONELADAS DE LIXO SÃO DEPOSITADOS IRREGULARMENTE EM PASSOS A CADA 15 DIAS

Um problema sério que vem afetando a população de Passos, no Sul de Minas, é o despejo de lixo e entulho em vias públicas e áreas de lotes baldios da cidade por parte de moradores, principalmente nas saídas para a zona rural do município. Quem comete esses tipos de irregularidades poderá ser punido de acordo com a legislação ambiental. Por meio da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos (SOHSU), a Prefeitura firmou um convênio com a Polícia Militar de Meio Ambiente para fiscalizar e coibir os infratores.

O despejo de lixo e entulho é uma infração à legislação ambiental prevista pelas leis federais 9.605 (de Crimes Ambientais), 6.938 (Política Nacional do Meio Ambiente) e 12.305 (Política Nacional de Gerenciamento e Gestão de Resíduos Sólidos), além do Código de Posturas do Município de Passos, que proíbe o descarte de dejetos e rejeitos nas ruas, avenidas, passeios e terrenos baldios.

“Hoje, por exemplo, são despejados irregularmente na cidade de Passos de 150 a 200 toneladas de lixo e entulho a cada 15 dias, em média. Isso traz obviamente uma despesa mensal, mas não podemos esquecer que é uma das prioridades desta administração tornar Passos uma cidade mais limpa. Até mesmo porque é uma questão de saúde”, disse o prefeito Ataíde Vilela, ao falar das ações que está tomando para acabar com o problema.

Segundo Ataíde, a Prefeitura irá cobrar um maior empenho das empresas que prestam o serviço na área de limpeza do município e pedir colaboração da população para que as pessoas denunciem à Secretaria de Obras ou à Polícia Ambiental os infratores das leis ambientais. Anotar a placa do veículo que despeja lixo ou entulho em local impróprio é uma forma de contribuir com a limpeza da cidade, conforme disse o prefeito. “É isso que queremos: que as pessoas gostem daqui e venham para cá e comentem bem sobre a cidade. Queremos que as pessoas vivam bem aqui.”

Para o titular da SOHSU, Hélvio Maia, a população deve entender que se trata de um problema sério que afeta todos os moradores. “É preciso conscientizar essas pessoas que estão fazendo esses descartes antiecológicos na nossa cidade de que elas estão cometendo um ato infracional gravíssimo”, disse o secretário.

A situação é tão grave que, de acordo com a diretora do Departamento de Limpeza Urbana, Andyara Miranda, nem as placas colocadas nos lugares proibidos estão sendo respeitadas. Segundo o supervisor Gleison Santos Martins, um levantamento feito para identificar os locais em que o problema é mais comum mostra que são 15 as áreas que sofrem com a degradação ambiental provocada por maus cidadãos que não respeitam o meio ambiente e nem o bem-estar dos demais munícipes.

As áreas mais afetadas estão na saída das linhas rurais das Águas; Bananal e Rio Grande, antiga Rua do Valinho (Rua Imaculada Conceição) e, na cidade, a Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, próximo ao Colégio Polivalente.

Os telefones para denunciar os abusos são: 3522-7653 (Departamento de Limpeza Urbana) e 3521-2414 (Polícia Ambiental). A denúncia pode ser anônima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...