Pular para o conteúdo principal

ATAÍDE SANCIONA LEI DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

O prefeito Ataíde Vilela (PSDB) sancionou a lei municipal que abre crédito ao orçamento municipal para custear a contrapartida do Município com a adesão ao Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde em Passos, no Sul de Minas. As despesas serão com hospedagem e alimentação dos profissionais que estão trabalhando no Programa de Saúde da Família (PSF) de Passos. O ato aconteceu no fim de uma reunião entre o prefeito com os médicos que vieram trabalhar na cidade.

O projeto de lei, de autoria do prefeito, previa a abertura de crédito no valor de R$ 39 mil que permite a contrapartida município com o “Mais Médicos”. A votação foi unânime e ocorreu em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores.

A reunião dos médicos com o prefeito foi seguida de uma entrevista coletiva para a imprensa, em que compareceram repórteres das rádios Líder, Nossa Missão, Passos e Vida e do jornal semanal Jornal de Minas. O encontro teve as presenças dos médicos Maísa Simosono (passense), Hector Dario Martinez Pomposo (mexicano), Dânia Rosa Matos Amaro, Daydelys Margarita Martinez Martinez e Davi Antonio A. Ortega – os três, cubanos.

Por motivo de viagem, a médica Alexandra Faria Moreira, do Rio de Janeiro e que trabalha no PSF Aclimação há cerca de dois meses, faltou à reunião.

Ataíde Vilela começou a reunião observando que o mexicano e os cubanos são de países latino-americanos co-irmãos do Brasil e que acha muito importante essa integração. “Vou acompanhar o trabalho de vocês e acredito que serão muito bem aceitos em Passos, porque darão atendimento de qualidade para nosso povo”, disse, pedindo para os médicos se apresentarem.

Dânia foi a primeira a falar, contou que acompanhou a votação na Câmara e se diz agradecida com a receptividade em Passos. “Acho que com o tempo eu posso fazer meu trabalho e ajudar os mais necessitados. Estou muito contente, muito feliz, de estar com vocês aqui”, disse.

Daydelys observou que ela e os colegas estão no Brasil para trabalhar por um mesmo programa de saúde, com o qual têm experiência de muitos anos em seu país e em outras nações. “Tivemos bom acolhimento por todos e estamos muito agradecidos por isso. Nós estamos aqui para trabalhar pela saúde do povo brasileiro”, afirmou, explicando que esse tipo de trabalho faz parte da formação do médico em Cuba.

Davi explicou que gosta dessa experiência de trabalho no estrangeiro, em países com dificuldades na saúde básica, como o Brasil. “Quando o médico trabalha com a população percebe todo o sentimento dessa população, toda a sua cultura. Eu acho que vamos aprender muito com a cultura brasileira”, observou.

Maísa é de Passos e estudou em Cuba e Espanha, onde se formou. Segundo ela, sua volta ao Brasil aconteceu num momento em que percebeu que poderia desenvolver o trabalho para o qual se preparou desde os 18 anos de idade. “Quando saiu o projeto, vi como uma oportunidade de voltar, mas voltar com um programa bom”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...