Pular para o conteúdo principal

MULHER AO VOLANTE NO TRANSPORTE DE MADEIRA

Equipe de motoristas que prestam serviços à Fibria nos tritrens que transportam madeira no Espírito Santo e sul da Bahia ganha primeira representante do sexo feminino


Não há dúvidas de que as mulheres conquistaram o seu espaço no mercado de trabalho, mas elas continuam a surpreender ao ser vistas desempenhando atividades que ainda são predominantemente masculinas. Renata Nunes Scarparti, 32 anos, acaba de ser inserida em um destes redutos em que o predomínio é dos homens: é a primeira mulher contratada para dirigir tritrem, tipo de carreta que transporta madeira para a Fibria no Espírito Santo e sul da Bahia. 

Ela passou a fazer parte recentemente da equipe da Expresso Nepomuceno, um dos provedores de serviços que atuam no transporte de madeira da Fibria. Com oito anos de experiência transportando cargas como areia e blocos, Renata é de uma família de caminhoneiros e confessa que dirigir é sua grande paixão. “Quando era criança, trocava as bonecas por carrinhos”, conta a motorista, que é mãe de dois filhos.

Para conquistar a vaga, Renata disputou com três homens e passou a integrar uma equipe que já conta com 160 motoristas do sexo masculino. “O maior desafio em dirigir a carreta está nas ultrapassagens. É muita responsabilidade, não podemos cortar outros veículos. É melhor reduzir e deixar os outros passarem”.

Segundo o instrutor de motoristas da Expresso Nepomuceno, Gustavo Vitorazzi Braz, para dirigir um tritrem é preciso estar atento às dimensões do veículo e ao produto que está sendo carregado: são aproximadamente 4 metros de altura, 2,6 metros de largura, nove eixos e 48 m³ de madeira ou 76 toneladas de Peso Bruto Total (PBT) de madeira.

Ele lembra que as mulheres apresentam algumas vantagens com relação aos homens para dirigir. “São mais atenciosas e assimilam melhor o cumprimento das normas do transporte, principalmente as de segurança”. Para atuar na área, é preciso ter curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos (MOPP), primeiro socorros, direção defensiva e, se possível, cargas indivisíveis.

Gustavo ressalta que as oportunidades para motoristas desse tipo de carreta têm crescido, especialmente, as vagas para as mulheres. Renata conta que ainda há preconceito, mas a admiração é bem maior. “Espero que as mulheres criem coragem e sigam adiante nos seus sonhos. É preciso ter coragem e garra”, aconselha.

“Esta é a primeira mulher motorista no transporte de madeira da unidade Aracruz, e nós, da Logística Florestal da Fibria, apoiamos essa quebra de paradigma”, destaca Valdir Santi Soares, Técnico de Programação de Transporte da Logística Florestal. Ele acrescentou que a iniciativa da Expresso Nepomuceno está alinhada com o valor do respeito às pessoas da Fibria, propiciando um ambiente de trabalho com oportunidades iguais de crescimento profissional e pessoal.
da assessoria da Fibria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...