Pular para o conteúdo principal

MULHER AO VOLANTE NO TRANSPORTE DE MADEIRA

Equipe de motoristas que prestam serviços à Fibria nos tritrens que transportam madeira no Espírito Santo e sul da Bahia ganha primeira representante do sexo feminino


Não há dúvidas de que as mulheres conquistaram o seu espaço no mercado de trabalho, mas elas continuam a surpreender ao ser vistas desempenhando atividades que ainda são predominantemente masculinas. Renata Nunes Scarparti, 32 anos, acaba de ser inserida em um destes redutos em que o predomínio é dos homens: é a primeira mulher contratada para dirigir tritrem, tipo de carreta que transporta madeira para a Fibria no Espírito Santo e sul da Bahia. 

Ela passou a fazer parte recentemente da equipe da Expresso Nepomuceno, um dos provedores de serviços que atuam no transporte de madeira da Fibria. Com oito anos de experiência transportando cargas como areia e blocos, Renata é de uma família de caminhoneiros e confessa que dirigir é sua grande paixão. “Quando era criança, trocava as bonecas por carrinhos”, conta a motorista, que é mãe de dois filhos.

Para conquistar a vaga, Renata disputou com três homens e passou a integrar uma equipe que já conta com 160 motoristas do sexo masculino. “O maior desafio em dirigir a carreta está nas ultrapassagens. É muita responsabilidade, não podemos cortar outros veículos. É melhor reduzir e deixar os outros passarem”.

Segundo o instrutor de motoristas da Expresso Nepomuceno, Gustavo Vitorazzi Braz, para dirigir um tritrem é preciso estar atento às dimensões do veículo e ao produto que está sendo carregado: são aproximadamente 4 metros de altura, 2,6 metros de largura, nove eixos e 48 m³ de madeira ou 76 toneladas de Peso Bruto Total (PBT) de madeira.

Ele lembra que as mulheres apresentam algumas vantagens com relação aos homens para dirigir. “São mais atenciosas e assimilam melhor o cumprimento das normas do transporte, principalmente as de segurança”. Para atuar na área, é preciso ter curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos (MOPP), primeiro socorros, direção defensiva e, se possível, cargas indivisíveis.

Gustavo ressalta que as oportunidades para motoristas desse tipo de carreta têm crescido, especialmente, as vagas para as mulheres. Renata conta que ainda há preconceito, mas a admiração é bem maior. “Espero que as mulheres criem coragem e sigam adiante nos seus sonhos. É preciso ter coragem e garra”, aconselha.

“Esta é a primeira mulher motorista no transporte de madeira da unidade Aracruz, e nós, da Logística Florestal da Fibria, apoiamos essa quebra de paradigma”, destaca Valdir Santi Soares, Técnico de Programação de Transporte da Logística Florestal. Ele acrescentou que a iniciativa da Expresso Nepomuceno está alinhada com o valor do respeito às pessoas da Fibria, propiciando um ambiente de trabalho com oportunidades iguais de crescimento profissional e pessoal.
da assessoria da Fibria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...