Pular para o conteúdo principal

SOLENIDADE NA PGJ

O corregedor-geral do Ministério Público eleito para o biênio 2014/2015 e os membros eleitos para o Conselho Superior do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) tomaram posse na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ).

Corregedoria-Geral do Ministério Público
Luiz Antônio Sasdelli Prudente foi empossado no cargo de corregedor-geral do Ministério Público. Ele foi reeleito com 97 votos do Colégio de Procuradores de Justiça no dia 4 de dezembro, para mandato de dois anos.

Durante a solenidade de posse, Sasdelli falou do orgulho de ser reconduzido ao cargo por seus pares e da relevância da Corregedoria-Geral do Ministério Público de um estado tão extenso e diverso. “Minas Gerais não pode prescindir de um Ministério Público corajoso, hoje e sempre”, afirmou.

Luiz Antônio Sasdelli Prudente ingressou no MPMG em 1991. Atuou em Promotorias de Justiça de Conceição do Mato Dentro, Coronel Fabriciano e Belo Horizonte. É procurador de Justiça desde 2004, tendo atuado como corregedor-geral do Ministério Público no biênio 2012/2013.

Conselho Superior do Ministério Público
Na mesma ocasião, foram empossados os procuradores de Justiça eleitos pelos membros do MPMG nos dias 10 e 11 de dezembro para compor o órgão colegiado: Jacson Rafael Campomizzi, Antônio de Padova Marchi Júnior, Gisela Potério Santos Saldanha, Antônio Sérgio Tonet, Elias Paulo Cordeiro, Evandro Manoel Senra Delgado, Rogério Filippetto de Oliveira, Heleno Rosa Portes e Iraídes de Oliveira Marques Caillaux como membros titulares; César Antônio Cossi e Sérgio Lima de Souza como suplentes.

O Conselho Superior do Ministério Público integra a administração superior e é composto do procurador-geral de Justiça, que o preside, do corregedor-geral do Ministério Público e de nove procuradores de Justiça eleitos, para mandato de um ano.

O procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt, encerrou a solenidade de posse cumprimentando os empossados e lembrando que 2013 foi um ano de superação para o Ministério Público, sobretudo no enfrentamento da PEC 37. “Este é um momento propício para reflexões. O ano começou tranquilo, mas foi ganhando contornos mais complicados. Mesmo assim, conseguimos vencer os obstáculos e superar as dificuldades. Hoje, o Ministério Público está mais estruturado para lidar com as questões que virão em 2014”, concluiu.

Além do procurador-geral de Justiça e do corregedor-geral do Ministério Público, compuseram a mesa de honra, o ex-corregedor-geral do Ministério Público Francisco Márcio Martins de Miranda Chaves; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, Luiz Audebert Delage Filho, representando o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Almeida Melo; a defensora pública Cristiane Procópio Mallard, representando a defensora pública geral de Minas Gerais, Andréa Abritta Garzon; a sub-ouvidora Maria Conceição de Assumpção Mello, representando a ouvidora do MPMG, Ruth Lies Scholte Carvalho; e a vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) Shirley Fenzi Bertão, representando o presidente da AMMP, Nedens Ulisses Freire Vieira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...