Pular para o conteúdo principal

FOLIA DE MOMO

O Carnaval 2014 de Juiz de Fora foi apresentado à população e à imprensa nesta quarta-feira, 8, durante entrevista coletiva no prédio da Prefeitura, com a presença do prefeito Bruno Siqueira, do vice, Sérgio Rodrigues, do superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, e do representante da Liga das Escolas de Samba (Liesjuf), Fernando Luiz Baldioti.

Este ano, a apresentação antecipada das escolas abre o carnaval no dia 21 de fevereiro, e a programação segue até 1º de março, com o desfile da Banda Daki. A antecipação da data dos desfiles possibilita, assim, que mais pessoas possam frequentar e se divertir no carnaval da cidade.

Segundo Toninho Dutra, a verba total utilizada é de R$ 2 milhões. O objetivo, segundo ele, é de que o carnaval dure mais tempo, trazendo mais diversão, festa e alegria para as pessoas. “Trabalhamos muito para que o evento ocorra da melhor maneira possível, tanto em relação à festa quanto à segurança dos envolvidos, proporcionando benefícios para todos, unindo tradição e inovação”, afirmou o superintendente.

A divulgação da programação final está prevista para a próxima semana.

Cem anos de “Ministrinho”
O centenário de nascimento do compositor, instrumentista e cantor Armando Toschi, o “Ministrinho”, inspirou a logomarca do Carnaval 2014 de Juiz de Fora. A peça, criada pelas equipes da Funalfa e da Secretaria de Comunicação Social (SCS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), apresenta elementos da caricatura estilizada do artista juiz-forano: os óculos e o bigode, sendo que o último aparece fundido com o inseparável cavaquinho.

Confetes no entorno remetem à alegria e energia da Folia de Momo. As cores utilizadas ligam passado e futuro, apontando para a perenidade do legado do homenageado. Tons de uma cartela de cores vivas e modernas foram utilizadas, para homenagear uma história de vida inaugurada no início do século 20.

O tema “Centenário de Ministrinho” (4/5/1914 - 22/12/1996) é sugestão da classe artística de Juiz de Fora, representada por músicos comprometidos com a preservação da memória do samba e da música local. A homenagem se justifica pela importante produção do compositor, que incentivou e participou ativamente do carnaval na cidade, sendo autor de diversas músicas, sambas de enredo e um dos fundadores da Escola de Samba Turunas do Riachuelo.

Em JF, o carnaval inclui o “Corredor da Folia”, evento que se repetirá este ano, sem abandonar a tradição de promover um dos maiores desfiles de escolas de samba do interior do país, e outra presença consolidada, que são os blocos representantes dos bairros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...