Pular para o conteúdo principal

SOB NOVA LUZ


A sede da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) conta com um novo sistema de iluminação pública. Desde o início do mês de dezembro, a Pró-Reitoria de Administração e Finança (PROAF), por meio do setor de Serviços Gerais, vem substituindo as tradicionais lâmpadas de sódio e mercúrio pelos novos dispositivos de LED.

O servidor responsável pelo Departamento de Serviços Gerais (DSG), José Antonio Ramos, explica que a instalação desses novos dispositivos busca atender a Instrução Normativa nº 10 de 12/11/2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que estabelece práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços na Administração Pública.

Segundo José Antonio, a partir da normativa, foi elaborado um projeto de compras de luminárias LED visando economia de energia, mais facilidade de manutenção, durabilidade do material e menor impacto ambiental. “Além da redução de energia, que será de aproximadamente 48%, contaremos também com o conforto iluminotécnica, já que a lâmpada LED permite que você visualize mais pontos que a outra iluminação, por reproduzir mais cores”, enfatiza, explicando que as lâmpadas diminuem os pontos de sombra.

Em comparação com as lâmpadas de sódio e mercúrio, as lâmpadas de LED não emitem carbono e o descarte pode ser feito em lixo comum, pois não oferecem riscos à natureza. A durabilidade chega a 50 mil horas, enquanto as outras lâmpadas alcançam até 12 mil. “Garantindo maior luminosidade, consequentemente, estas lâmpadas proporcionarão também melhorias na segurança para a comunidade universitária”, comenta.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços (Abeieps), cerca de 98% dos materiais usados na composição das lâmpadas LED são recicláveis e não há metais pesados.

Neste mês de dezembro, foi iniciada a substituição das luminárias na sede e na Unidade Educacional do bairro Santa Clara, e a partir de 2014, os novos dispositivos serão instalados também no campus de Poços de Caldas e no campus de Varginha.

O projeto, que é uma iniciativa da PROAF e do Departamento de Serviços Gerais, conta com o apoio do engenheiro eletricista da Proplan, Charles Guimarães Lopes. A instalação está sendo feita pela equipe da seção de Manutenção e Conservação de Energia, chefiada pelo servidor Edson Vieira da Silva.
com Ana Carolina Araújo - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...