Pular para o conteúdo principal

TRE TEM NOVOS DIRIGENTES

Os novos presidente e vice-presidente/corregedor do TRE-MG, desembargador Wander Marotta e desembargador Geraldo Augusto tomaram posse na última sexta-feira, 7, durante sessão solene no auditório do Tribunal. O desembargador Wander Marotta passa a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Antônio Carlos Cruvinel, cujo biênio terminou nesta sexta-feira.

Em seu discurso de posse (leia a íntegra – formato pdf), o novo presidente do TRE, desembargador Wander Marotta, defendeu que o Judiciário deve aplicar, à frente da lei, o direito que existe, respeitando a Constituição. “O Judiciário deve, enfim, esforçar-se para aplicar a legislação mais avançada que o Legislativo edita, a fim de não decepcionar o povo”, afirmou o desembargador. Segundo ele, o caminho do Judiciário para retomar a confiança da população será aplicar efetivamente a legislação não aplicada, ou aplicar à frente da lei o direito que existe. Para ele, isso não “significa criar um Judiciário da ‘idade mídia’, nem sujeito às pressões às vezes insensatas da opinião publica. Significa simplesmente buscar na Constituição o sentido último da regra de direito a ser aplicada”.

Sobre a morosidade do Judiciário, ele ressaltou que “uma vontade política forte e determinada pode acabar com a morosidade, assim como acabou com a inflação; basta, para isto, a criação de instrumentos que afastem as vantagens da lentidão”.

O desembargador Wander Marotta lembrou também que, quando da criação da Justiça Eleitoral em 1932 , “prevaleceu a tese de que com os Juízes à frente das eleições, seria o processo eleitoral livre de corrupção e dos métodos fraudulentos então em voga”. O fundamento de combate à corrupção, segundo o presidente empossado, é tema atual e constante em discussões de “como tornar o processo eleitoral menos vulnerável à fraude”.

Afirmou que o fato de a legislação ser extremamente maleável e cambiante torna mais adequados os mandatos bienais dos magistrados no TRE, “pois os Juízes são substituídos a cada dois anos e estarão mais receptivos à mutação constante do direito eleitoral e a sua adaptabilidade a situações novas, inclusive de ordem tecnológica, como é o caso dos novos meios de propaganda veiculada na mídia social e na internet.”

O presidente do TRE encerrou seu discurso firmando o “compromisso de garantir a realização de um pleito seguro e imune a fraudes”, como em administrações anteriores, inclusive na do desembargador Antônio Carlos Cruvinel, último presidente do TRE. Em seguida, agradeceu aos membros da Corte Eleitoral, ressaltando a importância de sua “capacidade jurídica e preparo técnico” para as eleições de 2014. Também mencionou o papel relevante da atuação do procurador regional eleitoral, Eduardo Morato, do diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Manoel dos Reis Morais, e do corpo de servidores da Casa.

Saudações
Além do discurso de despedida do desembargador Antonio Carlos Cruvinel (leia a íntegra – formato pdf), em nome da Corte Eleitoral, falou o juiz Alberto Diniz Júnior, que compõe o quadro de juízes do Tribunal desde 2013. “Será um ano de duro embate, de intenso trabalho, mas um ano de afirmação da democracia que governa o nosso país”, disse. Fazendo uma pequena retrospectiva da vida profissional dos desembargadores Wander Marotta e Geraldo Augusto, o juiz exemplificou a competência da nova direção do Tribunal, citando suas principais conquistas como magistrados.

Falando em nome do Ministério Público, o procurador regional eleitoral, Eduardo Morato, manifestou o seu apoio aos desembargadores que assumem a Presidência e a Vice-presidência da Corte Eleitoral. “Teremos eleições tensas, com demandas de alta complexidade para o Tribunal”, fazendo-se necessária uma “administração forte e vigorosa” para conduzir os pleitos de 2014.

O advogado Wederson Advíncula Siqueira, integrante da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, parabenizou os empossados em nome do presidente da OAB, Luís Cláudio da Silva Chaves, e dos demais advogados que militam na Justiça Eleitoral e colocou a instituição à disposição para ajudar na defesa do estado democrático de direito.

Presenças
Diversas autoridades compareceram à cerimônia, entre elas todos os integrantes da Corte, o governador Antônio Anastasia, o vice-governador Alberto Pinto Coelho e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro. Compareceu ainda o ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Noronha, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano, o prefeito da Capital, Márcio Lacerda, o presidente da Câmara Municipal de BH, Léo Burguês de Castro, o procurador-geral de Justiça Adjunto, Mauro Flávio Ferreira, e, representando o presidente da Ordem dos Advogados, Wederson Advíncula. Também estiveram presentes os ex-presidentes do TRE, desembargadores Almeida Melo, Brandão Teixeira e Kildare Carvalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...