Pular para o conteúdo principal

REUNIÃO PÚBLICA VAI DECIDIR DESTINO DE PORTADA DE IGREJA EM SÃO JOÃO DEL REI

O Ministério Público Federal (MPF) irá realizar hoje, terça-feira, 25 de março, reunião pública para a apresentação de sugestões de locais que possam acolher a portada da antiga Igreja Bom Jesus de Matosinhos, em São João Del Rei.

A antiga capela de Bom Jesus de Matosinhos foi demolida em 1970, por ordem do então pároco, padre Jacinto Lovato. A edificação, construída em 1774, integrava o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da cidade de São João Del-Rei, tendo sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Essa proteção, no entanto, não impediu que o padre determinasse a sua demolição. Registros da época dão conta de que, diante de protestos de representantes do órgão cultural de São João del-Rei, ele teria argumentado que o assunto era exclusivamente da alçada da igreja e que os templos seriam “para utilização dos fiéis e não para serem contemplados como pura arte de construção”.

Os materiais resultantes da demolição – madeiras, ornatos de pedra, arco do cruzeiro, retábulo e a portada em pedrão sabão – foram vendidos. A portada, especificamente, foi adquirida por um empresário paulista, que a instalou em fazenda de sua propriedade no interior de São Paulo, onde foi localizada no ano de 2003.

Após a localização, os Ministérios Públicos Federal e Estadual ingressaram em juízo pleiteando o reconhecimento de que a portada pertenceria ao acervo tombado de São João del-Rei, de onde nunca deveria ter saído (ACP nº 2009.38.15.000812-0).

Durante o andamento da ação, as partes celebraram acordo judicial para a devolução do bem pelos então proprietários. Em julho de 2012, a Justiça Federal homologou o acordo, determinando o retorno do bem à cidade. A discussão agora é sobre o local onde a portada deverá ser instalada, já que a igreja de onde foi retirada não existe mais.

O Ministério Público Federal decidiu então realizar uma reunião pública que possibilite a especialistas, ou a qualquer cidadão interessado, apresentar seu posicionamento sobre o lugar de instalação da portada.

O evento, aberto ao público, acontecerá às 18 horas, no salão da quadra do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. O endereço é Avenida José de Queiroz, nº 16, Bairro Matosinhos, em São João del-Rei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...