Pular para o conteúdo principal

REUNIÃO PÚBLICA VAI DECIDIR DESTINO DE PORTADA DE IGREJA EM SÃO JOÃO DEL REI

O Ministério Público Federal (MPF) irá realizar hoje, terça-feira, 25 de março, reunião pública para a apresentação de sugestões de locais que possam acolher a portada da antiga Igreja Bom Jesus de Matosinhos, em São João Del Rei.

A antiga capela de Bom Jesus de Matosinhos foi demolida em 1970, por ordem do então pároco, padre Jacinto Lovato. A edificação, construída em 1774, integrava o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da cidade de São João Del-Rei, tendo sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Essa proteção, no entanto, não impediu que o padre determinasse a sua demolição. Registros da época dão conta de que, diante de protestos de representantes do órgão cultural de São João del-Rei, ele teria argumentado que o assunto era exclusivamente da alçada da igreja e que os templos seriam “para utilização dos fiéis e não para serem contemplados como pura arte de construção”.

Os materiais resultantes da demolição – madeiras, ornatos de pedra, arco do cruzeiro, retábulo e a portada em pedrão sabão – foram vendidos. A portada, especificamente, foi adquirida por um empresário paulista, que a instalou em fazenda de sua propriedade no interior de São Paulo, onde foi localizada no ano de 2003.

Após a localização, os Ministérios Públicos Federal e Estadual ingressaram em juízo pleiteando o reconhecimento de que a portada pertenceria ao acervo tombado de São João del-Rei, de onde nunca deveria ter saído (ACP nº 2009.38.15.000812-0).

Durante o andamento da ação, as partes celebraram acordo judicial para a devolução do bem pelos então proprietários. Em julho de 2012, a Justiça Federal homologou o acordo, determinando o retorno do bem à cidade. A discussão agora é sobre o local onde a portada deverá ser instalada, já que a igreja de onde foi retirada não existe mais.

O Ministério Público Federal decidiu então realizar uma reunião pública que possibilite a especialistas, ou a qualquer cidadão interessado, apresentar seu posicionamento sobre o lugar de instalação da portada.

O evento, aberto ao público, acontecerá às 18 horas, no salão da quadra do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. O endereço é Avenida José de Queiroz, nº 16, Bairro Matosinhos, em São João del-Rei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...