Pular para o conteúdo principal

SÃO LOURENÇO DESCARTA RACIONAMENTO DE ÁGUA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de São Lourenço, no Sul de Minas, ampliou, recentemente, a Estação de Tratamento de Água (ETA). A obra garante tranquilidade em relação ao abastecimento de água no município. A capacidade de tratamento de água, que era de 160l/s, hoje é de 240 l/s, o que equivale a 20.736.000 litros de água tratada por dia. 

De acordo com a diretoria da autarquia, mesmo com o grande período de seca e o baixo nível do Rio Verde, não existe risco de faltar água tratada nas residências da cidade. A água é captada por tubos presos a uma balsa, que flutua conforme o nível do rio. No local, existem três motores de 40 cv, com capacidade de recalcar 120 l/s cada.

A ETA de São Lourenço fica no bairro Sonda, em uma ampla área de terreno, onde está a estação de tratamento própria dita e funcionam alguns setores de apoio da autarquia, como o almoxarifado. O laboratório onde é analisada periodicamente a qualidade da água também funciona no local. Nos últimos cinco anos, várias obras foram realizadas naquele espaço. Destaca-se a construção de um grande muro circuncidando todo o terreno, aterro e calçamento de grande parte do pátio, reforma de todas as instalações e, a principal obra, a ampliação da estação de tratamento.

O tratamento da água passa pelas seguintes fases: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, correção de ph, e fluoretação. Após passar por todas essas etapas, a água passa por um controle de qualidade, que tem como objetivo verificar a eficiência do tratamento. 

Esse controle é feito no laboratório da estação de tratamento de água, diariamente, de duas em duas horas, onde são realizadas as seguintes análises: análises físico-químicas de turbidez, pH, teor de cloro residual, teor de flúor, alcalinidade e teor de dióxido de carbono e análises bacteriológicas de coliformes totais, fecais e estreptococos fecais.. A realização dessas análises tem como objetivo garantir a qualidade da água que será distribuída à população, obedecendo à portaria nº 2914/11 do Ministério da Saúde.


O Saae tem uma ótima estrutura e trabalha com planejamento, fazendo uma gestão técnica. Por isso, a autarquia está sempre preparada para prestar bons serviços e atender, com eficiência, a demanda. O trabalho é realizado sempre pensando no futuro e acompanhando o crescimento da cidade. 


No caso do abastecimento de água tratada, a autarquia garante o atendimento satisfatório da demanda nos próximos anos. Mas, mesmo assim, é importante a população continuar economizando água. Além do alto custo do processo, que começa na captação e termina na chegada às residências, a falta de água potável é uma questão que preocupa o mundo inteiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...