Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL QUER AUMENTAR A COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA DE CAFÉ

Candidato a governador pela coligação Minas Pra Você defende industrialização, investimento em pesquisas e grãos especiais e regras claras para o setor
O candidato a governador pela coligação Minas Pra Você, Fernando Pimentel (PT), quer agregar valor à cadeia produtiva do café. A meta é gerar mais riquezas e empregos qualificados no setor. Segundo o candidato, existem dois caminhos para isso: investir em grãos especiais, que podem atingir preços até 50% maiores em relação ao café comum, e industrializar parte da produção em Minas Gerais.

A produção de café já é hoje uma das mais importantes atividades econômicas de Minas Gerais. O estado responde por 51,4% de toda safra nacional de café. No ano passado, a safra mineira atingiu 25 milhões de sacas, que movimentaram aproximadamente 600 municípios do estado e cerca de 4 milhões de pessoas.

Para este ano, a estimativa é que o Valor Bruto de Produção (VBP) do café chegue a R$ 9,2 bilhões no estado. Mas agora, na avaliação de Pimentel, chegou a hora de agregar valor ao grão de café produzido em Minas. Hoje, Minas exporta parte do café em grãos para São Paulo e depois compra o café torrado por um valor maior.

“Por que é que o café mineiro não é beneficiado no próprio estado, gerando emprego e renda aqui? Minas exporta um dos melhores cafés do mundo, mas exporta o café em grão e depois compra café torrado, que é muito mais caro. Então, nós podemos perfeitamente atrair torrefadoras de café para cá”, diz o candidato.

Segundo Pimentel, a questão já tem sido avaliada com o candidato a vice em sua chapa, Antônio Andrade (PMDB), ex-ministro da Agricultura. “Tenho conversado sobre isso com o meu companheiro de chapa, deputado federal Antônio Andrade, que foi ministro da Agricultura da presidenta Dilma. Vamos propor um apoio efetivo à atividade da cafeicultura e, mais do que isso, uma agregação de valor na cadeia produtiva do café, gerando mais emprego e renda nas regiões do estado”, frisa.

Pimentel disse ainda que vai investir em estradas e na infraestrutura logística para melhorar o escoamento do produto. O caminho dos cafés especiais também é considerado fundamental pelo candidato. Dois bons exemplos, segundo Pimentel, vêm do Cerrado e das montanhas mineiras.

Os produtores de café do Cerrado já conquistaram selo de origem (Café do Cerrado). No ano passado, lacraram 110 mil sacas. Este ano, devem chegar a 150 mil sacas. São grandes fornecedores de marcas internacionais como Illy e Starbucks. Com certificação de origem, o Cerrado mineiro atingiu o status de regiões europeias como Bordeaux, Parma, Toscana e Rioja.

Os cafés da região alcançam, em média, preços de 20% a 50% acima do valor de mercado. Agora, os produtores do Cerrado se preparam também para fazer a torrefação do produto. Os produtores da região da Serra da Mantiqueira e do Sul de Minas também estão investindo em cafés especiais. A maioria (80%) é constituída por médias e pequenas propriedades, que viram nos cafés especiais a oportunidade para agregar valor ao produto.

Para melhorar a qualidade do produto, uma das propostas de Pimentel é ampliar investimentos em pesquisa e estreitar relações com as universidades, como a de Lavras (Ufla) e Alfenas. Empresas estatais, como Epamig e Emater, também serão revitalizadas. “Queremos que a extensão rural e novas tecnologias cheguem a todos os produtores rurais, independentemente do porte. Temos de trabalhar para capacitar cada vez mais o produtor mineiro”, frisou o candidato.

Pimentel também assegurou que vai manter um diálogo permanente com o setor e com o governo federal para assegurar políticas públicas permanentes para os produtores rurais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...