Pular para o conteúdo principal

RESGATANDO VIDAS

Há alguns meses, a Comunidade Terapêutica Betel ampliou sua assistência a dependentes químicos, alocando-se no espaço onde antes funcionava o Projeto Amar (destinado a menores dependentes químicos). O vereador Doutor Maurício Miguel Gadbem visitá-los, acompanhado da vereadora Chica Lodonho e de Maria Angélica Raphael, presidente da União Tricordiana das Associações de Moradores (UTAM). O vereador conversou com o presidente fundador da comunidade, Fábio Prado Silva, e com Ana Cláudia Andrade, incansável voluntária neste projeto.

Fábio contou como iniciou, há quatro anos, este trabalho, a partir de sua própria experiência como usuário de drogas e álcool. Tendo sua vida muito comprometida pelo vício e por outras ações ilícitas, mas amparado por preceitos religiosos e pela ajuda valiosa de muitas pessoas (como o pastor Linho, citado por ele), decidiu, "com a cara e a coragem", ajudar outras pessoas que, não tendo onde recorrer, precisavam se internar para se aliarem a um tratamento.

Hoje, a Comunidade Betel abriga 18 pessoas, alguns menores de idade, da cidade e região. Ali, para onde vão espontaneamente, recebem atendimento especializado de profissionais do CAPS AD e de outros voluntários, como o dinâmico fisioterapeuta Helder Fonseca Reis, que, também, assume a responsabilidade técnica da Comunidade. Também praticam a laborterapia, fazem esportes, têm reuniões semanais de grupos de autoajuda (NA e AA) e, diariamente, fazem estudos bíblicos.

"Para se manterem, basicamente, aluguel da fazenda (R$1.500,00/mês), alimentação e transporte, contam com doações de muitas pessoas, sendo que ainda não podem contar com uma subvenção municipal, apesar de já terem o título de Utilidade Pública de nossa cidade", comentou o vereador Maurício Gadbem, para quem Fábio falou: "a dificuldade maior nossa é que temos pessoas aqui que perderam emprego, por causa da droga e do álcool, e não recebem benefício do governo enquanto estão se tratando!". Explicou ao vereador que muitos têm famílias para sustentar e não poderiam ficar sem trabalhar. Decidiram avaliar, caso a caso, e buscar tais recursos junto ao INSS daqui.

"Sobre este trabalho, longe de ser ideal, penso ser necessário e exitoso no que se propõe, especialmente diante da carência de profissionais e opções para internação de dependentes químicos que, em meu entendimento, é um ótimo recurso para abordagem destes casos. Todos os internos ali me pareceram bem cuidados e empenhados em sustentar sua sobriedade. Suas vidas, agora valorizadas, podem assegurar-lhes um futuro que antes estava muito comprometido", concluiu o vereador Doutor Maurício.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...