Pular para o conteúdo principal

GRANDES NOMES DA LITERATURA

Grandes nomes da literatura estarão em São João del-Rei, nas Vertentes, entre os dias 3 e 6 de setembro. O Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes (Felit) está em sua oitava edição e presta uma homenagem ao escritor Carlos Heitor Cony. A proposta nasceu da ideia de se criar na região um evento capaz de fomentar o hábito da leitura e o gosto pela literatura na população. 
 
A programação acontece no Teatro Municipal de São João del-Rei e no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes, com entrada gratuita e a quantidade de lugares de acordo com a capacidade dos auditórios.

Carlos Heitor Cony
O Festival tem a tradição de homenagear, a cada ano, um escritor brasileiro. Já foram prestigiados Ferreira Gullar, Ariano Suassuna, Chico Alvim, Ana Maria Machado, Adélia Prado, Luiz Fernando Veríssimo e, este ano, é a vez de Carlos Heitor Cony.

Zuenir Ventura
No dia 2, véspera do festival, será promovido um pré-evento na UFSJ em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade. O Teatro do Campus Dom Bosco recebe o projeto Arena Literária, proporcionado uma conversa com o escritor e jornalista Zuenir Ventura, autor de “1968: o Ano Que não Terminou”.

Programação do Felit
Além do homenageado, um dos destaques da oitava edição é a presença, pela primeira vez no Felit, de uma grande atração internacional. O escritor angolano, José Eduardo Agualusa, participa no dia 5, às 21h, da plenária “A pátria é minha língua”, no Teatro Municipal de São João del-Rei. Ele é cronista da revista portuguesa LER e do jornal angolano “A Capital”. Em 2007, recebeu o prestigioso Prêmio Independente de Ficção Estrangeira, do diário britânico “The Independent”, pelo livro “O vendedor de passados”, tornando-se o primeiro escritor africano a receber tal distinção.

O Festival traz uma programação bastante diversificada e contempla público de diversas faixas etárias. À noite, acontecem as plenárias – mesas de discussões literárias – que contam inclusive com a participação do público presente. Ao longo do dia, há atividades voltadas para o público infanto-juvenil, com sessões de cinema e oficinas pré-agendadas com as escolas do município. 
 
Além disso, acontecem exposições temáticas, feira de livros e o show de encerramento com Gabriel Guedes, às 19h do dia 6, na Escadaria do Teatro Municipal. Confira a programação completa em www.felit.com.br/viii-felit/programacao-completa/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...