Pular para o conteúdo principal

SEGURANÇA PÚBLICA: PIMENTEL QUER REFORÇO DE MAIS 12 MIL NOVOS POLICIAIS

O candidato da Coligação Minas Pra Você ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, vai adotar uma série de medidas para recuperar a Segurança Pública em Minas Gerais e coibir a criminalidade crescente no estado, entre elas adoção de novas tecnologias, ampliação do efetivo policial e reforço às ações de inteligência.

Segundo dados da própria Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais (SEDS), houve um salto de 30% nos homicídios cometidos na capital mineira de 2010 para 2013. O número passou de 3.201 para 4.163 mortes. O número de crimes violentos passou de 50,6 mil para 87,9 mil em 2013 no mesmo período – uma alta de 74%.

Segundo Pimentel, o processo de reversão desse cenário será liderado pela SEDS, que será reestruturada e fortalecida. Se eleito, o candidato vai ampliar a força policial do estado com a efetivação de novos 12 mil policiais, além de oferecer qualificação e treinamento adequado à tropa.

O aparato policial, como viaturas equipadas com GPS e novos armamentos, também fazem parte do programa de governo do candidato. “Precisamos de fortalecer o policiamento ostensivo”, diz o candidato.

Ainda segundo o candidato, é importante valorizar a carreira de delegado, hoje depreciada no estado, principalmente na questão salarial. Muitos delegados hoje saem de Minas para trabalhar em estados economicamente menores, como Maranhão.

“Hoje, a Polícia Militar está sem condições de trabalho, o efetivo é insuficiente e a Polícia Civil está com a carreira desestruturada. Vamos valorizar a carreira dos delegados e agentes policiais civis e oferecer condições de trabalho decentes à PM. Queremos uma polícia motivada e, acima de tudo, respeitada”, frisa Pimentel.

Centros integrados
Defensor de um governo descentralizado e regionalizado, a proposta de Pimentel para a segurança prevê também a criação de Centros Integrados de Segurança, principalmente no interior do estado. Os centros reunirão, num mesmo espaço, unidades da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiro que, dessa forma, terão mais agilidade e eficiência na atuação.

“As diferentes regiões de Minas exigem diferentes formas de policiamento. Não podemos implantar o mesmo tipo de policiamento que temos no Sul de Minas nas cidades do Norte de Minas. As necessidades são diferentes”, diz.

Outro ponto fundamental no plano de governo do candidato será a aproximação da polícia com a comunidade. “Vamos fazer a Polícia Presente, um programa regionalizado, de polícia comunitária, que aproxima o policial da comunidade onde atua”, explica.

Esse modelo de programa é aplicado com sucesso em vários estados e tem um forte caráter de prevenção. Dele, virá o policiamento rural articulado.

O Polícia Presente prevê policiais militares com uma moto a cada determinado número de quarteirões (depende do local), conectados a uma viatura que cubra a região. Todos os moradores da comunidade terão o número do telefone celular dos policiais.

Guarda municipal
Pimentel também lembra que outra proposta é ajudar as prefeituras a criar as guardas municipais. Quando foi prefeito de Belo Horizonte, Pimentel criou a Guarda Municipal da cidade. “A Guarda Municipal é importante para proteger o patrimônio público e, dessa forma, liberar mais policiais para o atendimento à população”, diz o candidato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...