Pular para o conteúdo principal

COM LINGUAGEM INCOMUM, ADOLESCENTE DE 15 ANOS LANÇA LIVRO EXPERIMENTAL

De tempos em tempos a literatura mundial lança escritores que fogem dos padrões convencionais. Seja pela história ou pela linguagem, homens e mulheres em torno do mundo tornam-se profícuos em escrever obras diferentes e chocantes. E, muitas vezes, pela originalidade, demoram a ser reconhecidos como artistas na acepção mais nobre da palavra. Thomas Mann, James Joyce, Virginia Woolf e Franz Kakfa são alguns desses escritores que chocaram o mundo com suas palavras. No Brasil, podemos citar Machado de Assis. Em comum, esses autores ajudaram a moldar o estilo literário moderno e romperam com os padrões estéticos vigentes.

Pois esses escritores ajudaram, também, a moldar a personalidade de um menino nascido no auge da tecnologia pós-moderna. Em 1998, o celular móvel, por exemplo, tornava-se popular; e a internet já começava a definir os comportamentos de uma nova geração. E mesmo em meio a parafernálias mil, Caetano Lacerda, morador de Juruaia, no Sudoeste de Minas, hoje com 15 anos, sempre manteve uma postura fora dos modelos dos meninos de sua época.  Recluso, quieto, observador. Os livros sempre foram suas companhias preferidas. Um misantropo moderno. 

“É uma característica muito pessoal viver recluso, amar a solidão, ser demasiado sensível e estar sempre afastado das outras pessoas”, comenta Lacerda. Natural um adolescente antissocial e amante da literatura moderna se enveredar pela magia da escrita. O papel e as palavras tornam-se um mundo pessoal e infinitamente íntimo. Onírico e misantropo. Eis os verbetes que traduzem o adolescente/escritor Caetano Lacerda.

Sua primeira obra - Um Breve Momento - não tem um gênero específico. “Eu diria que este livro não possui, de fato, um gênero especial. Talvez a definição mais aproximada seja romance experimental, pois Um Breve Momento foge às regras narrativas e apresenta uma história confusa e, por vezes, quase incompreensível”, explica Lacerda.

Assim como o personagem do livro, a linguagem é uma extensão da história. Lacerda não segue as convencionais regras de pontuação, repete quase que incessantemente certas palavras e ideias. “Pois assim é a vida: complexa, contraditória, confusa. Então que seja também assim a arte”, explica.

Noite de Autógrafos
O livro Um Breve Momento será lançado no dia 11 de outubro, às 21h, no Cine 14 Bis, em Guaxupé, MG. Em breve, o livro será disponibilizado para compras através da internet. E o escritor já acerta participações em eventos literários para divulgar sua primeira obra.

Serviço
Evento: Lançamento livro “Um Breve Momento”, de Caetano Lacerda
Data: 11 de outubro de 2014
Horário: 21h
Local: Cine 14 Bis – Guaxupé - MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...