Pular para o conteúdo principal

COM LINGUAGEM INCOMUM, ADOLESCENTE DE 15 ANOS LANÇA LIVRO EXPERIMENTAL

De tempos em tempos a literatura mundial lança escritores que fogem dos padrões convencionais. Seja pela história ou pela linguagem, homens e mulheres em torno do mundo tornam-se profícuos em escrever obras diferentes e chocantes. E, muitas vezes, pela originalidade, demoram a ser reconhecidos como artistas na acepção mais nobre da palavra. Thomas Mann, James Joyce, Virginia Woolf e Franz Kakfa são alguns desses escritores que chocaram o mundo com suas palavras. No Brasil, podemos citar Machado de Assis. Em comum, esses autores ajudaram a moldar o estilo literário moderno e romperam com os padrões estéticos vigentes.

Pois esses escritores ajudaram, também, a moldar a personalidade de um menino nascido no auge da tecnologia pós-moderna. Em 1998, o celular móvel, por exemplo, tornava-se popular; e a internet já começava a definir os comportamentos de uma nova geração. E mesmo em meio a parafernálias mil, Caetano Lacerda, morador de Juruaia, no Sudoeste de Minas, hoje com 15 anos, sempre manteve uma postura fora dos modelos dos meninos de sua época.  Recluso, quieto, observador. Os livros sempre foram suas companhias preferidas. Um misantropo moderno. 

“É uma característica muito pessoal viver recluso, amar a solidão, ser demasiado sensível e estar sempre afastado das outras pessoas”, comenta Lacerda. Natural um adolescente antissocial e amante da literatura moderna se enveredar pela magia da escrita. O papel e as palavras tornam-se um mundo pessoal e infinitamente íntimo. Onírico e misantropo. Eis os verbetes que traduzem o adolescente/escritor Caetano Lacerda.

Sua primeira obra - Um Breve Momento - não tem um gênero específico. “Eu diria que este livro não possui, de fato, um gênero especial. Talvez a definição mais aproximada seja romance experimental, pois Um Breve Momento foge às regras narrativas e apresenta uma história confusa e, por vezes, quase incompreensível”, explica Lacerda.

Assim como o personagem do livro, a linguagem é uma extensão da história. Lacerda não segue as convencionais regras de pontuação, repete quase que incessantemente certas palavras e ideias. “Pois assim é a vida: complexa, contraditória, confusa. Então que seja também assim a arte”, explica.

Noite de Autógrafos
O livro Um Breve Momento será lançado no dia 11 de outubro, às 21h, no Cine 14 Bis, em Guaxupé, MG. Em breve, o livro será disponibilizado para compras através da internet. E o escritor já acerta participações em eventos literários para divulgar sua primeira obra.

Serviço
Evento: Lançamento livro “Um Breve Momento”, de Caetano Lacerda
Data: 11 de outubro de 2014
Horário: 21h
Local: Cine 14 Bis – Guaxupé - MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...