Pular para o conteúdo principal

MINEIROS IMPÕE DERROTA A AÉCIO NEVES

A ala tucana lavrense, que já vinha de um forte desgaste, saiu derrotada nestas eleições
Após 12 anos do projeto político do PSDB, capitaneado pelo senador Aécio Neves, pelo ex-governador e senador eleito Antonio Anastasia e seus partidários dominarem a política no Estado, Minas selou a derrota do candidato tucano a Presidência da República, ontem, domingo, 26. A capital, Belo Horizonte, onde Aécio Neves e Dilma Rousseff nasceram, tem 12,53% dos eleitores mineiros, um total de 1,9 milhão de pessoas. 

Em Minas, a presidente reeleita Dilma Rousseff obteve 51,3% e Aécio, 48,6% dos votos válidos. No primeiro turno, a candidata do PT também teve mais votos em Minas Gerais: 43,48%, contra 39,75% de Aécio Neves, 400 mil votos de diferença. Com 15,2 milhões de votantes, 10,67% do total dos 142,8 milhões dos votantes do país, Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral brasileiro. 

Aécio entrou na campanha acreditando que largaria com ampla vantagem no seu estado, o segundo maior colégio eleitoral, e esperava equilibrar o resultado em São Paulo, o maior colégio, onde ele era uma incógnita. O resultado foi bem diferente. Em Minas, onde reinou nos últimos 12 anos, também viu seu candidato a governador perder em primeiro turno para o candidato Fernando Pimentel (PT), aliado de Dilma. Enquanto isso, de São Paulo veio sua maior vitória, casada com o bom desempenho nas urnas do PSDB paulista.

Lavras
A derrocada do projeto tucano em Minas já era sinalizada desde as últimas eleições municipais. Assim como em 2008, em 2012 candidatos de oposição ao Governo de Minas ganharam em alguns dos maiores colégios eleitorais do Estado. Em Lavras, após a eleição de 2012, quando foi derrotado, o grupo político da ex-prefeita Jussara Menicucci, do atual prefeito Silas Costa Pereira e seus correligionários, conseguiram, provisoriamente, retomar o poder com a cassação do prefeito Marcos Cherem (PSD).

A ala tucana lavrense, que já vinha de um forte desgaste, saiu derrotada nestas eleições. Com a perda de seu candidato ao Governo de Minas, que era o maior sustentáculo da gestão tucana em Lavras e, agora, com a perda de Aécio Neves, Silas e Jussara ficaram isolados no campo político.

Marcus Pestana (PSDB), o candidato oficial a deputado federal pelo grupo político de Jussara Menicucci e Silas Costa Pereira obteve 1.945 mil votos em Lavras nas eleições deste ano. Nas eleições de 2010, Pestana havia conseguido 2.951 mil votos na cidade. Com o resultado das urnas, os grupos políticos de Dâmina Pereira (PMN) e Fábio Cherem (PSD) irão delimitar os caminhos das eleições municipais de 2016 em Lavras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...