Pular para o conteúdo principal

MINEIROS IMPÕE DERROTA A AÉCIO NEVES

A ala tucana lavrense, que já vinha de um forte desgaste, saiu derrotada nestas eleições
Após 12 anos do projeto político do PSDB, capitaneado pelo senador Aécio Neves, pelo ex-governador e senador eleito Antonio Anastasia e seus partidários dominarem a política no Estado, Minas selou a derrota do candidato tucano a Presidência da República, ontem, domingo, 26. A capital, Belo Horizonte, onde Aécio Neves e Dilma Rousseff nasceram, tem 12,53% dos eleitores mineiros, um total de 1,9 milhão de pessoas. 

Em Minas, a presidente reeleita Dilma Rousseff obteve 51,3% e Aécio, 48,6% dos votos válidos. No primeiro turno, a candidata do PT também teve mais votos em Minas Gerais: 43,48%, contra 39,75% de Aécio Neves, 400 mil votos de diferença. Com 15,2 milhões de votantes, 10,67% do total dos 142,8 milhões dos votantes do país, Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral brasileiro. 

Aécio entrou na campanha acreditando que largaria com ampla vantagem no seu estado, o segundo maior colégio eleitoral, e esperava equilibrar o resultado em São Paulo, o maior colégio, onde ele era uma incógnita. O resultado foi bem diferente. Em Minas, onde reinou nos últimos 12 anos, também viu seu candidato a governador perder em primeiro turno para o candidato Fernando Pimentel (PT), aliado de Dilma. Enquanto isso, de São Paulo veio sua maior vitória, casada com o bom desempenho nas urnas do PSDB paulista.

Lavras
A derrocada do projeto tucano em Minas já era sinalizada desde as últimas eleições municipais. Assim como em 2008, em 2012 candidatos de oposição ao Governo de Minas ganharam em alguns dos maiores colégios eleitorais do Estado. Em Lavras, após a eleição de 2012, quando foi derrotado, o grupo político da ex-prefeita Jussara Menicucci, do atual prefeito Silas Costa Pereira e seus correligionários, conseguiram, provisoriamente, retomar o poder com a cassação do prefeito Marcos Cherem (PSD).

A ala tucana lavrense, que já vinha de um forte desgaste, saiu derrotada nestas eleições. Com a perda de seu candidato ao Governo de Minas, que era o maior sustentáculo da gestão tucana em Lavras e, agora, com a perda de Aécio Neves, Silas e Jussara ficaram isolados no campo político.

Marcus Pestana (PSDB), o candidato oficial a deputado federal pelo grupo político de Jussara Menicucci e Silas Costa Pereira obteve 1.945 mil votos em Lavras nas eleições deste ano. Nas eleições de 2010, Pestana havia conseguido 2.951 mil votos na cidade. Com o resultado das urnas, os grupos políticos de Dâmina Pereira (PMN) e Fábio Cherem (PSD) irão delimitar os caminhos das eleições municipais de 2016 em Lavras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...