Pular para o conteúdo principal

REPORTAGEM É DESTAQUE EM PUBLICAÇÃO ORGANIZADA POR PESQUISADORA RENOMADA

Uma matéria publicada pelo Blog O Corvo-Veloz em janeiro de 2009, virou assunto do Livro "Linguagem, Sociedade, Políticas", obra organizada pela renomada pesquisadora Eni Orlandi, publicada em coedição com a RG Editores e a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), de Pouso Alegre, no Sul de Minas.

O livro que foi publicado neste ano de 2014, traz Nas páginas 133, 134 e 135 na seção "Uma Especialidade Culinária do Sul de Minas e a Demanda pela Patrimonialização", editada por Ana Cláudia Fernandes Ferreira sob coordenação de Eni Orlandi, o texto destaca que em janeiro de 2009, foi publicado um texto sobre o pastel de Itajubá no blog O Corvo-Veloz, com o seguinte título: “Pastel de milho pode se tornar patrimônio cultural de Itajubá”. A publicação que "nesse texto, o pastel também está relacionado com a cidade de Itajubá antes mesmo de a cidade se constituir e com as famílias itajubenses. O pastel é significado como autêntico e como tradicional".

A pesquisadora
Ao falar, o sujeito constitui um sentido e constitui a si próprio, em um processo de formação da identidade na relação com a língua. Este funcionamento da linguagem é o que movimenta a vida de Eni Orlandi desde a sua graduação, em 1964. 

Pioneira em análise do discurso no Brasil, a professora atribui sua ousadia e segurança para introduzir novos percursos nos estudos linguísticos ao alicerce diferenciado e à paternidade intelectual de nomes como Jorge de Sena, Paulo Singer, Dante Moreira Leite e mestres igualmente qualificados, em sua formação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara, nos anos 1960.

Mestre em Linguística pela Universidade de São Paulo (1970) e doutora (1976) no tema pela mesma instituição e também pela Universidade de Paris/Vincennes, Eni foi docente na USP de 1967 a 1979. Ao transpor as temperanças da ditadura militar nas entrelinhas, analisando o autoritarismo no discurso pedagógico, confirmou a percepção de que o político está em quaisquer discursos.

Uma de suas mais fortes referências, o filósofo francês Michel Pêcheux, diz que não há discurso sem sujeito e nem sujeito sem ideologia. Coordenadora do Laboratório de Estudos Urbanos da Universidade de Campinas (Unicamp), onde desde 1979 desenvolve suas pesquisas, Eni abraçou a ideia e ganhou reconhecimento no Brasil e no mundo.


A publicação

Linguagem, Sociedade, Políticas
Eni Orlandi (Org.)

Esta obra, publicada em coedição com a RG Editores e a Univás, reúne estudos que se dedicam a pensar a relação entre Linguagem, Sociedade e Políticas em suas diversas formas. Os estudos aqui publicados são versões aumentadas e modificadas de um conjunto de trabalhos apresentados por pesquisadores do Brasil e do exterior, convidados para as conferências, mesas-redondas, sessões de documentário e de arte do V Encontro de Estudos da Linguagem e IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem (Enelin) 2013. 

O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), através de seu Núcleo de Pesquisa em Linguagem (Nupel), e realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2013. 

A relação entre Linguagem, Sociedade e Políticas, tematizada nesta obra, ganha consistência em reflexões que almejam, de fato, fazer avançar os estudos desenvolvidos nos diferentes domínios da linguagem, sem perder de vista as implicações políticas de conjunturas sócio-históricas, cujos efeitos produzidos repousam na linguagem e atravessam a produção e a circulação de conhecimento na sociedade. 

Leia a obra: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...