Pular para o conteúdo principal

SECA: OLIVEIRA VAI FAZER TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO JACARÉ PARA SUPRIR DEMANDA

O município de Oliveira, no Centro-Oeste, já havia declarado situação de emergência no dia 16 de setembro em função da estiagem e, nos últimos dias, a demanda por água na cidade aumentou em função do calor intenso registrado na região. De acordo com a assessoria de comunicação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), nos últimos 10 anos nunca foi feito nenhum investimento em captação de água pela prefeitura, o que está sendo feito agora para resolver o problema da falta de água.

Nos anos anteriores o menor índice de vasão de água registrado foi de 75 litros por segundo. Já neste ano, devido a falta de chuvas, esse número se aproxima dos 35 litros por segundo, ou seja, o menor índice da história. Em nota, o SAAE informou que estiagem prolongada era inesperada por todos.

Para resolver o problema o SAAE informou que uma medida paliativa já foi executada, a fim de viabilizar um novo sistema de captação de água no Rio Jacaré. Foram canalizados mais de 1,5 km para abastecimento do Pontilhão de Areia, local onde o SAAE capta toda a água que é direcionada para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Tal medida aumentou a vasão de água que girava em torno dos 35 litros por segundo para quase 60 litros por segundo.

De acordo com o diretor da autarquia, Edmilson Nicácio, o SAAE e a Prefeitura já desenvolveram um grande projeto que vai resolver o problema de captação da cidade, transpondo água do Rio Jacaré. As obras deste projeto já começaram e estão previstas para terminar dentro de 180 dias, devido a grande dimensão do investimento. Porém, a medida paliativa de transposição já trouxe grande benefício para a cidade até a chegada da chuva.

Mesmo com todas as medidas tomadas, a vazão atual na ETA não é o suficiente para abastecer toda a cidade sem que haja racionamento. Sendo assim, a Prefeitura e o SAAE estão perfurando mais 06 poços artesianos, com vasão de água ainda indefinida, para complementar o abastecimento emergencial.

COMUNICADO SAAE – ÍNTEGRA:
“De acordo com informações da Engenharia da Autarquia, temos o projeto de captação do Rio Jacaré a médio prazo (180 dias) de aumento na captação de 50 l/s (De acordo com o responsável, esse projeto solucionaria o abastecimento da cidade). A longo prazo mais 50 l/s do mesmo Rio Jacaré. A curto prazo temos projeto de perfuração de 6 poços artesianos que devem ficar prontos no próximo mês. Para preservação em um período de chuvas e com maior quantidade de água, o novo reservatório do Cruzeiro, com capacidade de 01 milhão de litros, tem previsão de término ainda para esse mês. Fora isso e com respaldo por se tratar da Seção a qual pertence a Assessoria de Comunicação e Educação Ambiental, todo ano cercamos nascentes e são feitas cacimbas para que a longo prazo a ação do homem ao meio ambiente seja menos drástica. O cercamento desse ano e as cacimbas estão sendo finalizadas”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...