Pular para o conteúdo principal

ALUNOS DA UNIFEI VISITAM FUNDAÇÃO DE APOIO AOS DEFICIENTES VISUAIS



Alunos dos cursos de Licenciatura em Física, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação da Universidade federal de Itajubá (Unifei), juntamente com a professora Paloma Rodrigues, do Instituto de Física e Química, visitaram a Fundação Dorina Nowill para cegos, em São Paulo. O encontro foi uma das ações de um projeto de extensão que visa articular recursos de acessibilidade ao AVA Moodle (um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual) para alunos com deficiência visual.

Durante a visita, os estudantes conheceram a história da fundação, aprenderam sobre orientações básicas de como ser um guia e conduzir um deficiente visual com segurança, também conheceram e manusearam alguns objetos utilizados pelas pessoas com baixa ou nenhuma visão, como máquinas de escrever em braile, gravador, caneta para ler etiquetas, software para leituras de telas, áudio, livros, entre outros. Em um segundo momento, os estudantes participaram de uma dinâmica de sensibilização com vendas nos olhos.

Os alunos da Unifei tiveram a oportunidade de conhecer também a Gráfica Braille (maior da América Latina), o estúdio de gravação dos livros (audiodescrição) e outras atividades oferecidas pela Fundação Dorina Nowill.

O aluno Davi Braga da Cruz, do curso de Sistemas de Informação, fez uma observação sobre a sua experiência vivenciada: “foi uma visita muito interessante que agregou muito valor e conhecimento. Muito se fala em inclusão ou acessibilidade, mas pouco se aprende ou se põe em prática”. 

Destacou também, que “a Gráfica Braille tem a maior capacidade de produção da América Latina, e muitas pessoas ainda não tem o conhecimento disso. Aprender novas técnicas de adaptação como o “livro falado” e o sistema Braille, possibilita novas ideias sobre o que podemos fazer para colaborar com os deficientes visuais, além de conhecer a história de vida de Dorina, fundadora da instituição, que lutou com todas as suas forças pelos direitos dos deficientes de todo o Brasil. Foi maravilhoso ver tudo de perto!”

Dimas Jackson, aluno do curso de Licenciatura em Física da Unifei, salientou os aspectos mais importantes da visita: “a importância de saber se o outro quer a ajuda e os cuidados que devemos ter ao oferecê-la, é uma atitude que todos devem tomar. Outra experiência significativa aconteceu na dinâmica de sensibilização, em que pudemos compreender como uma pessoa que não possui visão pode reconhecer o ambiente e perceber a presença de objetos”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...