O Programa de Extensão da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), “Teatro, Memória e Patrimônio Cultural” convida jovens e adultos que se interessam por teatro e jogos teatrais a participarem dos encontros de “Treinamento de Impro”. Serão oito encontros de três horas cada um, com direito a atestado.
Podem participar maiores de 16 anos, universitários ou não, que tenham disponibilidade para estar presentes em todos os encontros. As inscrições, limitadas ao número máximo de 25 pessoas, devem ser feitas impreterivelmente no primeiro encontro, terça-feira, dia 18, às 15h, na sala 1.04 do Reuni III - CTAN UFSJ.
Os encontros prosseguem sempre às terças e quintas, até 11 de dezembro, no mesmo horário e local. O instrutor é o aluno do curso de Teatro da UFSJ, Digão Carvalho, bolsista de extensão e integrante da Cia. INpróprios, grupo que treina há três anos e que obteve recentemente o troféu de 3º lugar no III Campeonato Mineiro de Impro em Belo Horizonte. A supervisão geral é da professora Ana Dias, do Departamento de Letras, Arte e Cultura da UFSJ.
Impro
A palavra “impro” deriva de improvisação, neste caso relacionada a uma forma de apresentação teatral baseada na interação criativa entre atores que, a partir de alguns estímulos e regras, representam cenas que não foram previamente concebidas. A Impro é um conjunto de jogos cênicos em que o importante é lidar com as propostas e os limites provenientes das regras ou sugeridos pela plateia e pelos demais jogadores para a criação de uma cena.
A impro favorece o prazer de redescobrir a espontaneidade reprimida e encoberta por máscaras e couraças pelas pressões e temores das vida em sociedade. É uma aventura desafiadora e divertida que estimula a cooperação e brinca com a competitividade.
Comentários