Pular para o conteúdo principal

INSTITUIÇÕES DE ENSINO FAZEM BALANÇO DE PARCERIA

Diretor do Inatel, professor Marcelo Marques, abriu a reunião entre instituições parceiras
Representantes de cinco instituições de ensino e pesquisa do Sul de Minas Gerais se reuniram no Inatel na sexta-feira, dia 12 de dezembro, para falar sobre a parceria acadêmica institucional que envolve o próprio Instituto Nacional de Telecomunicações, a Universidade Vale do Sapucaí (Univás), a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O encontro apresentou um balanço sobre o trabalho já realizado este ano e a estrutura prevista para 2015.


A parceria entre as instituições de ensino foi firmada em novembro de 2013, quando houve a assinatura de um protocolo com o comprometimento de atuarem juntas em benefício da região. Desde então, pelo menos oito projetos foram iniciados.

Com a Unifal são quatro projetos em andamento – jogos para reabilitação, dispositivo para medição de força aplicada, software marcador molecular e sistema de prontuário eletrônico unificado. A vice-reitora da Unifal, professora Magali Benjamin de Araújo, destaca a união entre a área da saúde e da tecnologia, pois os projetos atendem à demanda dos cursos de enfermagem, fisioterapia e análises clínicas da universidade. "O ganho com essa parceria é imensurável para a sociedade já que os benefícios serão revertidos no atendimento em saúde", diz a professora.

Com o IF Sul de Minas são outros dois projetos – sistema de auxílio a bibliotecas para deficientes visuais e espectroradiômetro. Para o pró-reitor de desenvolvimento institucional, professor Sergio Pedini, o avanço da parceria entre as instituições é uma grande conquista para a região. "O grande mérito dessa parceria é a evolução dela. Já tem resultados, projetos iniciais, mas importantes e conjuntos, que podem resultar em um arranjo institucional do sul de Minas. As instituições que hoje participam perceberam a importância. E o Inatel tem o mérito de ser o promotor dessa parceria. O que nos une é o compromisso com o desenvolvimento social e econômico da região", disse.

Os outros dois projetos são desenvolvidos entre o Inatel e a Univás e entre o Inatel e a Unifei. Para o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, "os resultados iniciais desta rede, formada por importantes instituições do sul de Minas Gerais, já podem ser medidos pela maior interação entre os pesquisadores das instituições e, muito em breve, começarão a ser repassados para a sociedade, concretizando o objetivo maior que é o de apoiar o desenvolvimento regional".

O vice-reitor da Unifei, professor Paulo Sizuo Waki, ressaltou a importância dessa união para a otimização de recursos e também para colocar a região em maior evidencia no cenário nacional.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...