Pular para o conteúdo principal

O ANO DA ELEIÇÃO

Para muitos, atual reitor terá como principal missão resgatar o sentimento de união e participação dentro da universidade
2015 é ano de processo eleitoral para reitor e vice-reitor na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O grupo político do reitor José Roberto Soares Scolforo ainda não tem um concorrente declarado para o pleito interno da Universidade Federal de Lavras, mas o assunto eleições já faz parte das rodas de conversa no ambiente instituição. A diferença do processo eleitoral deste ano, é que as atenções não somente da comunidade acadêmica, mas da sociedade lavrense e de outros lugares, estarão com suas atenções voltadas para a universidade

Desde as eleições municipais de 2012, as articulações e ações realizadas na instituição são alvo de olhares de várias pessoas e grandes grupos políticos. Nas eleições deste ano, mais polêmicas. 

Os desdobramentos das urnas foram alvo de comentários até em uma tradicional rádio da cidade, onde lideranças políticas questionaram o apoio dado pelo dirigente a políticos que segundo eles não são da cidade, em vez de apoiar os chamados "candidatos da terra". Além disso, nunca antes na história da instituição havia ocorrido a presença de um oficial de justiça cumprindo mandado de busca e apreensão eleitoral dentro Campus.

Técnicos administrativos
Os servidores técnicos administrativos, os TAE’s, serão o fiel da balança nas eleições deste ano na UFLA. Os técnicos tem voto paritário esão os profissionais essências no funcionamento da instituição, sendo o elo entre as atividades dos estudantes e os professores. Na segunda-feira antes do Natal do ano passado, um grupo de 5 técnicos, considerados “polêmicos” e de oposição dentro da universidade, foram recebidos amistosamente no Prédio da Reitoria.

A gestão Scolforo prepara medidas voltadas para os TAE’s. Uma delas e que já começou ser abordada junto aos servidores, é a Resolução Cepe nº 227, de 20 de Agosto de 2014, que segundo a UFLA, integra uma política institucional de valorização dos servidores técnicos administrativos. 

A resolução foi feita em cumprimento as lei nº 8.112/90, nº 11.091/05 e aos decretos nº 5.707/06, nº 91.800/85 e Decreto nº 1.387/95. Na verdade ela somente vem se adequar a estes leis já existentes e traz as normas e procedimentos para o afastamento de servidores técnico-administrativos pertencentes ao Quadro Permanente da UFLA para participação em programas de pós-graduação stricto sensu e de pós-doutorado.

Desafios
Um dos grandes desafios da atual gestão é a implantação do curso de medicina e do tão esperado Hospital Universitário. O anúncio da instalação de um hospital da universidade sacudiu o comércio e o setor imobiliário da cidade e gerou grande expectativa por parte da população. Este é um dos motivos ao qual a população ficará de olho no processo eleitoral da instituição. Outro ponto é o Parque Tecnológico, obra vem sendo falada há muito tempo e que criou grandes sonhos entre os lavrenses.

Além disso, a gestão Scolforo ainda tem questões pontuais como melhoria do setor de comunicação. No final do ano, a universidade exibiu peças publicitárias em jornais e até em uma importante emissora de televisão, mas a insatisfação é grande em determinados setores da imprensa.

Ao apostar em uma equivocada tática defensiva e que privilegia o lema “sensacionalismo” e “alarmismo” para justificar temas abordados em veículos de imprensa, a ação de comunicação se mostrou frustrada, culminando com um escândalo de quebra de decoro e ética praticado bem debaixo do Gabinete da Reitoria. O fato provocou grande reboliço até em Brasília. A equipe de uma grande emissora de televisão se mostrou insatisfeita com a atual política de comunicação.

Segundo fontes ligadas ao alto escalão da UFLA, uma possibilidades para enfrentar o desafio da comunicação, seria a implantação de um curso de jornalismo na instituição.

Desencontros
Mais difícil do enfrentar um futuro concorrente, dentro da comunidade acadêmica, alguns consideram que o maior inimigo a ser enfrentado pelo atual reitor é o convencimento. De acordo com um professor consultado pela nossa equipe na manhã de hoje, 5, e que está na universidade há mais de 15, a atual gestão sofre com um isolamento de decisões.

"A administração é boa e temos conseguido muitas coisas boas, mas as decisões ficam restritas a um grupo isolado nos gabinetes. Falta mais participação, queremos ser ouvidos", disse. Está é uma das demandas de maior reclamação no Campus. O reitor José Roberto Scolforo tem obtidos vários êxitos em sua gestão, mas para muitos, a comunidade acadêmica sente falta de uma presença maior do administrador no dia-a-dia. 

Segundo um servidor também consultado pela equipe, hoje, o maior desafio do reitor será justamente convencer a comunidade acadêmica de que ela está prestigiada, o que refletirá na adesão e comparecimento às urnas. "Há um desânimo muito grande, pois apesar de ser divulgado que a universidade vai bem, no nosso dia-a-dia falta empolgação para o trabalho. Os servidores estão se sentindo isolados", ressaltou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...