Pular para o conteúdo principal

COMISSÃO DA ASSEMBLEIA DA LEGISLATIVA QUER DISCUTIR SITUAÇÃO DE DESIGNADOS DA EDUCAÇÃO


A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) quer discutir os desdobramentos da declaração de inconstitucionalidade da Lei Complementar 100, de 2007, que efetivou os servidores designados da educação. Requerimento com essa finalidade, de autoria do presidente da comissão, deputado Paulo Lamac (PT), foi aprovado em reunião realizada na última sexta-feira, 20.

Também foi aprovado requerimento do deputado Paulo Lamac para a realização de audiência pública com o objetivo de debater a necessidade de provimento de novas vagas para professores em razão da declaração de inconstitucionalidade da Lei Complementar 100. 

Em 1º de abril, esgota-se o prazo dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que os professores designados sejam substituídos por aprovados em concurso público.Ainda com relação à Lei Complementar 100, a deputada Ione Pinheiro (DEM) teve aprovado requerimento de audiência para tratar da situação das Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), que têm servidores designados cedidos pelo Governo do Estado. 

Também foi aprovado requerimento do deputado Paulo Lamac para discutir a importância das Apaes para a educação especial no Estado. E de autoria do deputado Fred Costa (PEN), foi aprovado requerimento para debater a educação inclusiva de alunos com necessidades especiais.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) defendeu que os problemas envolvendo os designados da educação devem ser tratados como prioridade, tendo em vista que a declaração de inconstitucionalidade da Lei Complementar 100 afeta não só as escolas estaduais, mas também as Apaes. Ele também defendeu a realização de um encontro com a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, para tratar dessa questão. 

O deputado Douglas Melo (PSC) também manifestou preocupação com a situação dos designados da educação.

Piso de professores também será discutido
O pagamento do piso salarial para os servidores da educação motivou audiência solicitada pelo deputado Paulo Lamac. Nessa mesma reunião, o parlamentar também quer discutir a necessidade de atualização do plano de carreira da categoria. Em outro requerimento, o deputado solicita reunião para discutir políticas de capacitação para os profissionais da educação.

O ensino profissionalizante motivou outros três requerimentos de audiência pública do deputado Paulo Lamac. O parlamentar quer discutir as políticas públicas para essa modalidade de ensino, o Programa de Desenvolvimento da Educação Profissional e a oferta dessa modalidade na rede estadual. A comissão também pretende debater a necessidade de reformulação do ensino médio - foram aprovados dois requerimentos do deputado Paulo Lamac com essa finalidade.

Ao todo, foram aprovados 30 requerimentos para a realização de audiências públicas. Outros temas que serão debatidos pela comissão são os projetos Cidade da Ciência e Cidade das Águas, o Plano Decenal de Educação, a educação no campo, a oferta do ensino religioso nas escolas, a educação indígena, as escolas famílias agrícolas e o processo de absorção de unidades da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...