Pular para o conteúdo principal

COM 380 MENORES, CAPP ENFRENTA CRISE EM PASSOS

Artesanato realizado no Centro. Unidade atende 380 menores
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal de Passos, no Sul de Minas, debateu a crise vivida pelo Centro de Aprendizagem Pró-Menor de Passos (Capp), onde a ausência de professores antes cedidos pelo Estado tem colocado em risco a sobrevivência da instituição. 

Por iniciativa da vereadora Cenira de Fátima Macedo (Tia Cenira/PR), a direção do Capp esteve presente para expor as dificuldades diante de um público onde estavam presentes representantes de órgãos diversos, que se comprometeram na ampliação de parcerias para a ajudar a instituição.

Durante o encontro, chegou a informação de que a falta de professores do Estado está para ser resolvida, pois o governo vai voltar a disponibilizar os profissionais. A Prefeitura, através do Departamento de Esportes e da Secretaria de Assistência Social, quer ampliar o número de estagiários e de programas sociais em parceria com o Capp. 

E outra novidade é que a unidade de Passos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio do curso de Educação Física, mostrou disposição em ajudar com o trabalho de estagiários. O Capp atende a 380 menores. Com a mudança de governo no Estado, os professores deixaram de ser cedidos, gerando imensos transtornos. 

Desde o início do ano letivo, a entidade só tem conseguido funcionar com os próprios esforços e com o trabalho de voluntários. Ao falar hoje no plenarinho, a presidente do Capp, Sílvia Macedo, alertou que uma eventual suspensão das atividades acarretaria enormes problemas sociais.

O encontro organizado pela vereadora Tia Cenira, presidente da Comissão, foi uma resposta da Câmara Municipal às demandas levantadas pelo Capp, cuja presidente já havia falado a todos os vereadores, durante visita que fez à Câmara na última segunda-feira. Para a reunião dessa quinta-feira, a vereadora buscou mobilizar órgãos diversos, a começar pela Prefeitura, UEMG e a Superintendência Regional de Ensino.

No final, a dirigente Sílvia Macedo agradeceu o apoio da Câmara. “Agradecemos todos os vereadores. Em Passos não ficou uma porta onde a gente não pudesse bater. Vamos agora fortalecer mais ainda o Capp”.  

A vereadora Tia Cenira agradeceu a disposição de todos em colaborar, destacando ter buscado pessoalmente o superintendente Regional de Ensino, professor Ricardo, de quem encontrou o empenho para uma solução. Segundo a vereadora, é importante também a disposição de colaborar manifestada pela Prefeitura. “Queremos deixar o Capp de forma estruturado para que se houver de novo um vento contrário ele não possa passar mais dificuldades” – afirmou.

O encontro reuniu os membros da Comissão, vereadores Dentinho (PSDB) e Nardão (PMDB), mais o presidente da Câmara, João Resende (PP), e os vereadores Alex Bueno (PSD), Hilton Silva (PSDB) e Flávio Chagas (Foguinho/DEM).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...