Pular para o conteúdo principal

COM 380 MENORES, CAPP ENFRENTA CRISE EM PASSOS

Artesanato realizado no Centro. Unidade atende 380 menores
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal de Passos, no Sul de Minas, debateu a crise vivida pelo Centro de Aprendizagem Pró-Menor de Passos (Capp), onde a ausência de professores antes cedidos pelo Estado tem colocado em risco a sobrevivência da instituição. 

Por iniciativa da vereadora Cenira de Fátima Macedo (Tia Cenira/PR), a direção do Capp esteve presente para expor as dificuldades diante de um público onde estavam presentes representantes de órgãos diversos, que se comprometeram na ampliação de parcerias para a ajudar a instituição.

Durante o encontro, chegou a informação de que a falta de professores do Estado está para ser resolvida, pois o governo vai voltar a disponibilizar os profissionais. A Prefeitura, através do Departamento de Esportes e da Secretaria de Assistência Social, quer ampliar o número de estagiários e de programas sociais em parceria com o Capp. 

E outra novidade é que a unidade de Passos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio do curso de Educação Física, mostrou disposição em ajudar com o trabalho de estagiários. O Capp atende a 380 menores. Com a mudança de governo no Estado, os professores deixaram de ser cedidos, gerando imensos transtornos. 

Desde o início do ano letivo, a entidade só tem conseguido funcionar com os próprios esforços e com o trabalho de voluntários. Ao falar hoje no plenarinho, a presidente do Capp, Sílvia Macedo, alertou que uma eventual suspensão das atividades acarretaria enormes problemas sociais.

O encontro organizado pela vereadora Tia Cenira, presidente da Comissão, foi uma resposta da Câmara Municipal às demandas levantadas pelo Capp, cuja presidente já havia falado a todos os vereadores, durante visita que fez à Câmara na última segunda-feira. Para a reunião dessa quinta-feira, a vereadora buscou mobilizar órgãos diversos, a começar pela Prefeitura, UEMG e a Superintendência Regional de Ensino.

No final, a dirigente Sílvia Macedo agradeceu o apoio da Câmara. “Agradecemos todos os vereadores. Em Passos não ficou uma porta onde a gente não pudesse bater. Vamos agora fortalecer mais ainda o Capp”.  

A vereadora Tia Cenira agradeceu a disposição de todos em colaborar, destacando ter buscado pessoalmente o superintendente Regional de Ensino, professor Ricardo, de quem encontrou o empenho para uma solução. Segundo a vereadora, é importante também a disposição de colaborar manifestada pela Prefeitura. “Queremos deixar o Capp de forma estruturado para que se houver de novo um vento contrário ele não possa passar mais dificuldades” – afirmou.

O encontro reuniu os membros da Comissão, vereadores Dentinho (PSDB) e Nardão (PMDB), mais o presidente da Câmara, João Resende (PP), e os vereadores Alex Bueno (PSD), Hilton Silva (PSDB) e Flávio Chagas (Foguinho/DEM).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...