Pular para o conteúdo principal

CONTATO IMEDIATO

É possível visualizar em tempo real opinião dos usuários
A caixa de sugestões do Restaurante Universitário (RU) aos poucos vem sendo substituída por uma forma de contato mais imediata. Hoje os alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) têm em suas mãos uma nova possibilidade de opinar sobre a qualidade da comida e conhecer a avaliação dos demais usuários em tempo real através do RUapp. 

O aplicativo criado por dois alunos da instituição está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. A ideia surgiu do estudante Hugo Biccas Valente, aluno do 10º período de Engenharia Elétrica, que desenvolveu o projeto com o amigo João Tito Almeida Vianna, mestrando do curso. 

Hugo decidiu criar a plataforma depois de uma ida ao RU em que a comida não o agradou. “Pensei que deveria haver um modo de saber como está a comida antes de ir até lá”, afirmou.

O aplicativo surgiu em agosto de 2013 e desde então vem aumentando sua presença  entre os alunos. Para João Tito, a colaboração e apoio da Universidade têm sido fundamentais para a ampliação do serviço. “É uma forma de ajudar os alunos e o RU. Aos poucos vamos nos adaptando às demandas também do restaurante”, ressalta.

Funcionamento
O RUapp apresenta uma sequência de telas e perguntas para chegar a opinião dos alunos. No início, o usuário é perguntado sobre a visão geral que teve da comida, opinando entre muito bom, bom, ruim ou muito ruim. Depois de marcar se o almoço foi no RU centro ou campus, são apresentados os itens do cardápio, para informar qual o principal motivo do seu voto. 

Os resultados são apresentados no aplicativo e agora também em monitores instalados nas entradas do RU. Os criadores do aplicativo tem a meta de 500 votos diariamente, o que significa 10% do total de refeições servidas diariamente pelos restaurantes. Hoje a média de votos diários é de 150. De acordo com Hugo Valente, historicamente a maioria das avaliações é positiva.

Atualmente o RUapp tem 900 usuários no Android e 300 no iOS. Os usuários de Android já podem atualizar o aplicativo, ajustado para evitar erros que foram detectados na versão anterior. Os criadores já trabalham em uma versão para Windows Phone, mas sem previsão de lançamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...