Pular para o conteúdo principal

DÂMINA PEREIRA DEFENDE RECORTE DE GÊNERO E DE RAÇA NAS MATÉRIAS LEGISLATIVAS NO CONGRESSO

Dâmina Pereira foi indicada diretamente pelo deputado Eduardo Cunha para coordenar a bancada feminina na Câmara dos Deputados

A ministra da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados ofereceram café da manhã na última quarta-feira, 18, no Salão Nobre da Câmara, em Brasília. 

O evento, que reuniu deputadas e senadoras, foi realizado em alusão ao “8 de março – Dia Internacional da Mulher” e ao “21 de março – Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”.

"São duas datas importantes de serem rememoradas porque elas são datas que marcam histórias de resistências e de luta: luta das mulheres, luta da população negra, representada inicialmente pela luta contra o apartheid e que depois se expande quando a ONU reconhece tanto uma quanto a outra data como momentos em que nós temos que não só lembrar como também construir políticas públicas", afirmou a titular da SEPPIR.

De acordo com a ministra, a parceria entre SEPPIR, Câmara e Senado possibilita avanço das ações voltadas às mulheres, principalmente as negras. 

“Meu objetivo, nessa manhã, além de homenageá-las e rememorar essas duas datas de luta e resistência, é construir uma agenda de trabalho conjunta. Porque nós sabemos que a superação do racismo, da discriminação racial e do sexismo vai trazer para a sociedade brasileira uma melhor construção da nossa democracia. E eu sei que a construção da democracia é o eixo dessa casa”, ressaltou.

Com relação à agenda legislativa das mulheres negras no Congresso, Nilma citou como cruciais os projetos de lei PLP 302/2013, que dispõe sobre os direitos para trabalhadores domésticos; PL 7764/14 pelo fim da revista pessoal vexatória em presídios; e as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Câmara e Senado que tem o objetivo de investigar homicídios contra jovens negros.

Além da ministra, coordenaram a atividade as parlamentares Elcione Barbalho, Procuradora da Mulher; e Dâmina Pereira, Coordenadora-geral dos Direitos da Mulher da Câmara.

Enfrentamento ao racismo e sexismo
Para a deputada Dâmina Pereira, a mulher negra enfrenta o fenômeno da dupla vulnerabilidade social. 

“Ela sofre, ao mesmo tempo, as consequências do racismo, seja implícito ou explícito; e também as consequências de ser mulher. Dado que comprova isso é que, entre 2001 e 2011, mais de 60% das mulheres assinadas em nosso país eram negras. Quando se trata da diferença salarial entre brancas e negras, as negras ainda ganham 40% a menos. Até mesmo na busca por serviços públicos, ela sofre dificulta de acesso e discriminação”, disse.

A parlamentar reforçou a necessidade de fazer recorte de gênero e também de raça nas matérias legislativas e nas políticas públicas. Segundo ela, essa é uma luta que a bancada feminina está engajada, já que “discriminação racial é um absurdo na nossa sociedade, em pleno século 21”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...