Pular para o conteúdo principal

REITORES DEBATEM SEGURANÇA NAS UNIVERSIDADES

Procurador federal Flávio Pereira Gomes, da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Na última quinta-feira, 5, foi realizado o seminário “Segurança nas Universidades” que contou com a apresentação do superintendente de Gestão da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor André Vital Saúde, e do superintendente de Segurança Institucional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Armando Nascimento. 

O evento integrou a 139ª reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizado nos dias 5, 6 e 7, no Campus Poços de Caldas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Os reitores tiveram a oportunidade de conhecer como funciona a segurança nas duas instituições. Nesse dia também, o procurador federal Flávio Pereira Gomes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), explanou sobre o “Policiamento ostensivo nos campi e adjacências das IFES”.

“Os órgãos de segurança pública devem trabalhar de forma coordenada, não há uma exclusividade, quer seja da Polícia Civil, quer seja da Polícia Militar ou da Polícia Federal, na manutenção da ordem, no combate ao crime”, orientou o procurador.

Segundo Flávio, acreditar que a Polícia Militar ou Civil não pode entrar na universidade por esta ser um bem da União é um mito. “As polícias não só podem como devem ser acionadas na ocorrência de delitos nas dependências da universidade, sejam crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos de veículos estacionados; sejam contra a pessoa, como sequestro relâmpago, tentativa de estupro, ou mesmo, lesões”, garantiu.

O procurador defendeu também parcerias entre universidade e instituições de segurança pública com o objetivo de estabelecer protocolos de atendimento às ocorrências. 

“Há de ser considerado um elemento cultural que é certa rejeição que a comunidade acadêmica tem à presença do poder repressor do Estado, em função de contextos históricos, como a ditadura militar, a concepção de que a polícia não protege, que a polícia vai contra o cidadão e não a favor. Isso precisa ser trabalhado no campo educacional com a comunidade acadêmica, no campo da governança, que seria esse relacionamento institucional, e eventualmente, também no campo jurídico, para dirimir alguma dúvida que haja quanto às atribuições e às competências de cada uma das instituições”, explicou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...