Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL DE JUSTIÇA SOBE DE SEIS PARA OITO HORAS A JORNADA DE TRABALHO DOS SERVIDORES

Órgão Especial é composto por 25 desembargadores
Na sessão do último dia 8, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) aprovou por unanimidade a minuta de resolução que passa de 6 para 8 horas a jornada de trabalho dos servidores da Primeira e da Segunda Instâncias.  De forma escalonada, será dada opção para os atuais servidores em manter a jornada atual ou mudar para a de 40 horas semanais.

A resolução prevê que a possibilidade de escolha seja oferecida por meio de edital com número de vagas por cargo, especialidade e classe, além de observar a necessidade do serviço, a conveniência administrativa, a existência de recursos orçamentários e o atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.  

Também estabelece que a preferência seja para os servidores posicionados nas classes iniciais das carreiras, em especial os ocupantes do cargo de oficial de apoio judicial, normalmente lotados em cartórios e secretarias, os que trabalham nas áreas de informática e engenharia e aqueles lotados na Corregedoria.

Essa resolução regulamenta, no âmbito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Resolução 88/2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que fixou a jornada de trabalho dos servidores do Poder Judiciário em 8 horas diárias e 40 horas semanais.

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado de Minas Gerais (SERJUSMIG) entende que o aumento da jornada de trabalho prejudica a saúde dos servidores e, ao contrário do que alguns acreditam, não aumenta o salário. 

Por outro lado, avalia que a questão da discriminação de vencimentos relativa aos servidores que já cumprem atualmente jornada de trabalho de 8 horas e recebem como se cumprissem 6 horas (Escrivães e Contadores) se agravará ainda mais. 

De acordo com o sindicato, no caso, estes receberão ainda menos em relação aos servidores que atualmente cumprem jornada de 6 horas e fizerem a opção por 8 horas.

Juiz leigo
O Órgão Especial também aprovou por unanimidade a criação da função de juiz leigo dos Juizados Especiais, prevista na Lei 9.099/1995. Para exercer essa função é necessário ser advogado com no mínimo dois anos de experiência jurídica.

A seleção será feita por concurso público. Os juízes leigos irão trabalhar nos Juizados Especiais Cíveis e da Fazenda Pública do Estado de Minas Gerais.

A atividade é temporária e será exercida por dois anos, podendo a pessoa ser reconduzida uma vez, não gerará vínculo empregatício ou estatutário e será exercida sob a supervisão de um juiz. 

O exercício do cargo será considerado serviço público relevante e título em concurso público para a magistratura de carreira do Estado de Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...