Pular para o conteúdo principal

DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DA FEDERAL DE LAVRAS ADEREM À PARALISAÇÃO NACIONAL


Os professores e os servidores técnicos administrativos em educação (TAE's) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), aprovaram em suas respectivas assembleias, a adesão à Paralisação Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) hoje, quinta-feira, 14. 

Grande parte das Instituições Federais de Ensino Superiores aderiram em assembleias à paralisação proposta pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). 

O indicativo de greve dos docentes federais foi definido no final de abril. Durante o XXII Congresso da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), entidade sindical dos técnicos administrativos, ocorrido entre os dias 4 a 8 de maio na cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas,  foi organizada a mobilização para a construção de uma greve geral dos trabalhadores da educação, com indicativo para o dia 28 de maio (o indicativo está sendo discutido com o Andes/Sindicato Nacional dos Docentes).

Nesta segunda-feira, 11, os diretores da Fasubra se reuniram com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Sérgio Mendonça. Ele reafirmou a posição do ministro Nelson Barbosa, de que vão trabalhar com parâmetros relativos ao espaço orçamentário e fiscal, que tem a ver com o a evolução do PIB.

Segundo a representação do MPOG, não há posição prévia do governo de praticar arrocho, e que na projeção do Governo, em 2016, o Projeto de Lei orçamentária prevê um pequeno crescimento da economia.

"O parâmetro não é só o crescimento real, tem que ser observado também o aumento da inflação. Por isso é considerado o crescimento do PIB nominal, e com esse parâmetro o governo vai trabalhar na próxima semana, para verificar o que é possível dentro desses patamares", destacou Mendonça.

No dia de hoje, os servidores públicos federais (SPF) de todo o país realizarão um ato nacional em Brasília (DF) em frente ao MPOG durante a reunião, marcada para às 10h, do Fórum das Entidades Nacionais dos SPF com os representantes da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do MPOG. 

Após a vitoriosa Jornada de Lutas dos SPF, realizada em abril, o dia 14 de maio é a grande aposta dos servidores para avançar na negociação efetiva da Campanha Salarial 2015, através da unidade entre as diversas entidades que integram o Fórum.

À tarde, após a reunião com a SRT/MPOG, será realizada a Reunião Ampliada do Fórum dos SPF, em Brasília, para avaliar o andamento da negociação e encaminhar as ações para o próximo período.

“É a segunda reunião de negociação com o governo, que queria empurrar a data mais para frente e conseguimos através da pressão das atividades dos SPF, pela antecipação da reunião. Esperamos que o governo apresente alguma reposta já neste encontro”, afirma Giovanni Frizzo, um dos coordenadores do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES-SN e 1° vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul do Sindicato Nacional.

De acordo Giovanni Frizzo, o dia de hoje fica marcado pelo Dia Nacional de Paralisação dos Docentes nas Ifes e terá participação em peso das seções sindicais do ANDES-SN, com a realização de diferentes atividades de base, como assembleias, panfletagens e manifestações locais.  

A paralisação foi definida na reunião do Setor das Ifes realizada no final de abril, para destacar as pautas específicas da categoria como a defesa da carreira docente, dos direitos de aposentadoria e contra os cortes de verbas na educação pública. 

“A nossa categoria está se articulando nas instituições federais para fazer a paralisação e também participar dos atos unificados dos SPF nos estados. Temos acompanhado a rodada de assembleias, em conjunto com o sindicato dos técnicos administrativos, Fasubra, e com o apoio do movimento estudantil. A paralisação do dia 14 será muito forte nas Ifes”, assegura.

O docente ainda alerta para o cenário atual que o país vive, com corte orçamentário na educação pública, as medidas provisórias 664 e 665, que atacam os direitos da classe trabalhadora, e o projeto que libera as terceirizações, antigo PL 4330/04, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 30/2015. 

“Nessa conjuntura de diferentes e diversos ataques aos direitos trabalhistas no conjunto da classe trabalhadora, e especificamente dos SPF, temos avaliado que somente conseguiremos resistir a esses ataques e buscar uma ofensiva com a intensificação da mobilização no conjunto dos trabalhadores”, diz, ressaltando a paralisação nacional, rumo à greve geral, que vem sendo articulada pelas centrais sindicais para o dia 29 de maio.

A programação na Universidade Federal de Lavras será iniciada às 7h com a exibição de filmes, atividades culturais e debates e ocorrerá no Canteiro Central do Campus Universitário e deve se estender por todo período da manhã.

Confira a agenda de atividades dos docentes da Universidade Federal de Lavras para hoje:

- 7h: Concentração em frente à reitoria;
- 8h: Plenária de docentes, técnicos-administrativos e estudantes. Local: canteiro central.
- 9h: Atividades culturais e exibição do vídeo “Dívida Pública e Financiamento da Universidade”.
- 10h: Continuação da assembleia de 11 de maio com os seguintes pontos de pauta: proposta de indicativo de greve do ANDES-SN; Informes da Diretoria;Assuntos Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...