Pular para o conteúdo principal

DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DA FEDERAL DE LAVRAS ADEREM À PARALISAÇÃO NACIONAL


Os professores e os servidores técnicos administrativos em educação (TAE's) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), aprovaram em suas respectivas assembleias, a adesão à Paralisação Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) hoje, quinta-feira, 14. 

Grande parte das Instituições Federais de Ensino Superiores aderiram em assembleias à paralisação proposta pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). 

O indicativo de greve dos docentes federais foi definido no final de abril. Durante o XXII Congresso da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), entidade sindical dos técnicos administrativos, ocorrido entre os dias 4 a 8 de maio na cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas,  foi organizada a mobilização para a construção de uma greve geral dos trabalhadores da educação, com indicativo para o dia 28 de maio (o indicativo está sendo discutido com o Andes/Sindicato Nacional dos Docentes).

Nesta segunda-feira, 11, os diretores da Fasubra se reuniram com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Sérgio Mendonça. Ele reafirmou a posição do ministro Nelson Barbosa, de que vão trabalhar com parâmetros relativos ao espaço orçamentário e fiscal, que tem a ver com o a evolução do PIB.

Segundo a representação do MPOG, não há posição prévia do governo de praticar arrocho, e que na projeção do Governo, em 2016, o Projeto de Lei orçamentária prevê um pequeno crescimento da economia.

"O parâmetro não é só o crescimento real, tem que ser observado também o aumento da inflação. Por isso é considerado o crescimento do PIB nominal, e com esse parâmetro o governo vai trabalhar na próxima semana, para verificar o que é possível dentro desses patamares", destacou Mendonça.

No dia de hoje, os servidores públicos federais (SPF) de todo o país realizarão um ato nacional em Brasília (DF) em frente ao MPOG durante a reunião, marcada para às 10h, do Fórum das Entidades Nacionais dos SPF com os representantes da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do MPOG. 

Após a vitoriosa Jornada de Lutas dos SPF, realizada em abril, o dia 14 de maio é a grande aposta dos servidores para avançar na negociação efetiva da Campanha Salarial 2015, através da unidade entre as diversas entidades que integram o Fórum.

À tarde, após a reunião com a SRT/MPOG, será realizada a Reunião Ampliada do Fórum dos SPF, em Brasília, para avaliar o andamento da negociação e encaminhar as ações para o próximo período.

“É a segunda reunião de negociação com o governo, que queria empurrar a data mais para frente e conseguimos através da pressão das atividades dos SPF, pela antecipação da reunião. Esperamos que o governo apresente alguma reposta já neste encontro”, afirma Giovanni Frizzo, um dos coordenadores do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES-SN e 1° vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul do Sindicato Nacional.

De acordo Giovanni Frizzo, o dia de hoje fica marcado pelo Dia Nacional de Paralisação dos Docentes nas Ifes e terá participação em peso das seções sindicais do ANDES-SN, com a realização de diferentes atividades de base, como assembleias, panfletagens e manifestações locais.  

A paralisação foi definida na reunião do Setor das Ifes realizada no final de abril, para destacar as pautas específicas da categoria como a defesa da carreira docente, dos direitos de aposentadoria e contra os cortes de verbas na educação pública. 

“A nossa categoria está se articulando nas instituições federais para fazer a paralisação e também participar dos atos unificados dos SPF nos estados. Temos acompanhado a rodada de assembleias, em conjunto com o sindicato dos técnicos administrativos, Fasubra, e com o apoio do movimento estudantil. A paralisação do dia 14 será muito forte nas Ifes”, assegura.

O docente ainda alerta para o cenário atual que o país vive, com corte orçamentário na educação pública, as medidas provisórias 664 e 665, que atacam os direitos da classe trabalhadora, e o projeto que libera as terceirizações, antigo PL 4330/04, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 30/2015. 

“Nessa conjuntura de diferentes e diversos ataques aos direitos trabalhistas no conjunto da classe trabalhadora, e especificamente dos SPF, temos avaliado que somente conseguiremos resistir a esses ataques e buscar uma ofensiva com a intensificação da mobilização no conjunto dos trabalhadores”, diz, ressaltando a paralisação nacional, rumo à greve geral, que vem sendo articulada pelas centrais sindicais para o dia 29 de maio.

A programação na Universidade Federal de Lavras será iniciada às 7h com a exibição de filmes, atividades culturais e debates e ocorrerá no Canteiro Central do Campus Universitário e deve se estender por todo período da manhã.

Confira a agenda de atividades dos docentes da Universidade Federal de Lavras para hoje:

- 7h: Concentração em frente à reitoria;
- 8h: Plenária de docentes, técnicos-administrativos e estudantes. Local: canteiro central.
- 9h: Atividades culturais e exibição do vídeo “Dívida Pública e Financiamento da Universidade”.
- 10h: Continuação da assembleia de 11 de maio com os seguintes pontos de pauta: proposta de indicativo de greve do ANDES-SN; Informes da Diretoria;Assuntos Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...