Pular para o conteúdo principal

MUITO PROBLEMA E POUCA SOLUÇÃO

Imagens mostram a situação de uma das avenidas mais importantes da cidade

Além do grave problema da dengue, os moradores de Lavras sofrem com a precária situação da limpeza pública, mato nas calçadas e lotes sujos

Lavras, no Sul de Minas, já registra 2.115 mil casos confirmados de dengue e 5.227 mil notificações. Os dados divulgados pela foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram que em apenas uma semana foram registrados 359 novos casos. 

Isso representa uma média de 2 casos por hora e 51 casos por dia.

Além do grave problema da dengue, os moradores amargam a precária situação da limpeza pública, mato nas calçadas e lotes sujos. Grande parte destes lotes acabam virando depósito de lixo, contribuindo para o aparecimento de animais peçonhentos. Facilita também a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. 

Moradores da cidade também criticam os horários do serviço de limpeza pública e o trabalho de coleta, já que o lixo se acumula nas calçadas. 

A falta de lixeiras também é outro problema. Alguns comerciantes chegam a colocar caixas de papelão na calçada para que os pedestres coloquem o lixo. 

Na parte da tarde, é comum ver grandes volumes de sacos plásticos com todo tipo de lixo amontoados nas calçadas do Centro, principal região de circulação de consumidores. A situação nos bairros também é alvo de muitas reclamações.

Além disso, o anel viário de Lavras, localizado na Zona Norte da cidade, tem sido usado constantemente como local de descarte de lixo. O hábito da população de jogar entulhos em áreas urbanas é considerado um problema crônico por técnicos ambientais. Moradores da região cobram uma ação do poder público. 

Uma leitora do Blog O Corvo-Veloz enviou fotografias da situação de uma das principais avenidas da cidade, a Perimetral, logradouro este em que está localizada a sede do Poder Executivo municipal, e que liga a Zona Sul do município a universidade federal e a Zona Norte. As imagens foram registradas neste último domingo, 24.

Lixo acumulado em uma das avenidas mais importantes da cidade, caminho para a universidade federal e endereço da prefeitura

De acordo com a leitora, as pessoas que presenciaram a cena comentaram que nunca viram a cidade tão suja e sem coleta de lixo. 

"Impossível combater a dengue em uma cidade sem higiene... isto porque estamos na área central, imaginem a periferia...", destacou. Outro ainda comentou, "... neste ritmo de sujeira, o que nos aguardará nos períodos de chuvas...".

Lotes sujos
A Prefeitura de Lavras celebrou um convênio que viabilizou o protesto da dívida ativa do município, o que inclui as multas aplicadas aos proprietários de lotes que não vêm cumprindo com suas obrigações de limpeza e manutenção dos terrenos.

A medida entrou em vigor na 2ª quinzena de abril deste ano. O valor da multa depende do tamanho do terreno e, caso os entulhos e matos forem retirados dentro do prazo, o proprietário do terreno pode ter um desconto de 90% do valor da multa, exceto em caso de queimada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...