Pular para o conteúdo principal

ULYSSES GOMES DEFENDE CRIAÇÃO DE CONSÓRCIO E FRENTE PARLAMENTAR DA CAFEICULTURA

Deputado acredita que o momento político exige união em favor do desenvolvimento da agricultura e do café


Em reunião da Comissão de Política Agropecuária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na tarde da última quinta-feira, 30, em Nova Resende, no Sul de Minas, os deputados encaminharam a criação do Consórcio Regional para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de mineiro e a Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura. 

O objetivo é único, o de fortalecer a cafeicultura na região e no Estado.

Para o deputado Emidinho Madeira (PTdoB), responsável pela organização da audiência, que reuniu mais de 500 pessoas entre autoridades municipais e cafeicultores, a proposta do consórcio está sendo construída coletivamente, com a participação de prefeitos da região, produtores rurais e dos vários deputados que apoiam a cafeicultura.

Entre os parlamentares que apoiam a nova propostas, Ulysses Gomes (PT) destacou a importância da união dos deputados, independentemente de partidos políticos, na construção de novas políticas púbicas para o setor. 

“Estamos vivendo um novo governo que está disposto a ouvir todos os movimentos. Nós vamos apoiar essa grande iniciativa que está trazendo uma ideia nova e o principal, os produtores estão acreditando nessa proposta. E isso dá para perceber pelo olhar, pelo sorriso e pelas manifestações de aplauso. Os cafeicultores estão apostando e terão apoio do nosso mandato”, garantiu.

A luta do deputado Ulysses Gomes em favor da cafeicultura na região e no Estado parte de outras iniciativas. 

Ele, que em 2012 integrou a delegação brasileira que foi a Londres, para a 108ª sessão do Conselho Internacional do Café, há 15 dias, na cidade de Machado, se encontrou com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli, para discutir a  sobre a possibilidade de resgatar o Centro de Excelência e transformá-lo em um Polo de Cafeicultura do Estado de Minas, para qualificar e trabalhar em favor da cafeicultura, criando assim melhores perspectivas para os pequenos e médios produtores da região. “É um polo que poderia funcionar como um laboratório de referência, para os nossos produtores”, disse.

O papel do consórcio
De acordo com o deputado Emidinho Madeira a proposta do consórcio está sendo construída coletivamente, com a participação de prefeitos da região, produtores rurais e dos vários deputados que apoiam a cafeicultura. De acordo com o assessor jurídico do deputado, o advogado Michel Carrenho, os objetivos principais do consórcio seriam o desenvolvimento da cafeicultura no Sul e Sudoeste de Minas e o desenvolvimento de ações de marketing do café nos mercados interno e externo. 

“Trabalhar o marketing do nosso café é agregar valores a ele: cultura, sustentabilidade, tecnologia, geração de empregos, entre outros atributos”, destacou Michel.

Emidinho registrou que 155 municípios da região Sul do Estado têm na cafeicultura sua principal atividade econômica, daí a ideia de incluí-los no consórcio. O deputado propõe que cada cidade que aderir ao consórcio pague o valor de um salário mínimo por mês. 

Além disso, outra fonte de recursos seriam emendas parlamentares e, nesse aspecto, ele sugeriu que cada deputado interessado destinasse ao consórcio R$ 50 mil. Também os deputados federais poderiam destinar emendas ao projeto.

Emidinho avalia que, caso a proposta tenha bom resultado, poderá servir de exemplo para criação de outros consórcios nas outras duas principais regiões cafeicultoras mineiras: a Zona da Mata e o Cerrado mineiro. Com isso, todo o Estado ficaria contemplado, fortalecendo a cafeicultura mineira. “Se der certo, teremos força para irmos a Brasília e sermos ouvidos pelo Governo Federal.

Apoio do governo do Estado
O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, elogiou a proposta de Emidinho de criar o consórcio e declarou que o governador Fernando Pimentel garantiu apoio a todas as iniciativas que contribuam para o desenvolvimento da cafeicultura. Também o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glênio Martins, e o subsecretário da pasta, Odiel de Souza, apoiaram o projeto.
por Décio Junior
com informações da ALMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...